O primeiro trimestre de 2025 foi marcado por um novo avanço no cenário empreendedor do Piauí. Segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucepi), 11.625 novos negócios foram formalizados entre janeiro e março.
Março
Segundo dados da Jucepi, somente em março, foram abertas 3.102 novas empresas, sendo 2.203 compostas por Microempreendedores Individuais (MEIs). O crescimento desse modelo reforça uma transformação no conceito de emprego, pois cada vez mais pessoas têm optado por empreender com base em suas habilidades.
MEI
Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o MEI se consolida como uma alternativa viável de ocupação e geração de renda, com potencial de expansão. Para apoiar essa categoria, o Governo do Piauí oferece crédito de até R$ 21 mil por meio da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi) e aderiu ao programa federal Acredita.
Formalizadas
Além dos MEIs, em março, 899 empresas foram formalizadas pela plataforma Gov.Pi Empresas, sendo 692 Microempresas (ME) e 149 Empresas de Pequeno Porte (EPP). Esses dados mostram que o ambiente de negócios no estado tem se tornado cada vez mais acessível e ágil.