Piauí é o estado menos violento das regiões Norte e Nordeste, diz Anuário

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta diz que o Piauí é o 8º menos violento do Brasil

Secretário de Segurança Chico Lucas | Divulgação SSP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o Piauí é o Estado com a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) do Norte-Nordeste e o oitavo menor do país. Em 2023, o Piauí registrou uma redução de 11,1% nas MVIs, a quinta maior diminuição do país.

Dados estatísticos

Outro dado relevante para o Estado é a qualidade dos dados estatísticos oficiais. O Piauí ocupa a segunda posição nacional em qualidade dos dados e a primeira do Nordeste. Segundo o delegado João Marcelo Brasileiro, gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), isso evidencia os investimentos do Estado em inteligência de dados para combater problemas de segurança pública.

Resultados

"A qualidade dos nossos dados estatísticos, que nos colocou em segundo lugar na classificação nacional, é um reflexo direto do nosso compromisso com investimentos em inteligência. Esse resultado destaca a importância da precisão e da análise detalhada para a formulação de políticas de segurança pública mais eficazes e bem informadas. Continuaremos a aprimorar nossas ferramentas e técnicas para garantir que nossas decisões sejam sempre baseadas em dados confiáveis e atualizados", comenta o delegado.

PM menos letal

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública também destacou que o Piauí tem a polícia menos letal do Nordeste e a terceira menos letal do país. Esses resultados são fruto dos esforços contínuos do Estado em promover uma segurança pública eficaz e humana.

"Esses resultados refletem nossos esforços contínuos em promover uma segurança pública eficaz e humana. Continuaremos trabalhando para manter e melhorar esses índices, sempre com foco na proteção e bem-estar da população", afirma o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

Investimentos

Os números apresentados no Anuário reforçam a importância de políticas públicas baseadas em dados precisos e a necessidade de contínuos investimentos em inteligência e tecnologia na segurança pública. O Piauí continua a ser um exemplo de como essas práticas podem trazer resultados positivos na redução da violência e na melhoria da segurança para a população.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES