
Piauí é o vigésimo segundo estado da federação a receber a maior e mais influente organização de líderes empresariais da América Latina (Lide), que é realizado nesta quarta (2), no Monã Hotel. A instituição implanta um escritório em Teresina, que será presidido pelo empresário Felipe Arraes, e tem como finalidade impulsionar negócios e conectar o estado a empresas nacionais e internacionais.
O que é?
"O Lide é uma instituição que atua há mais de 20 anos. Foi criada pelo então governador de São Paulo, João Dória. Nossa função é congregar os empresários com o intuito de entender suas dores e criar novas oportunidades de negócios", explica Felipe Arraes.
Conselho
O Lide terá como presidente do Conselho Deliberativo, o diretor-presidente da Investe Piauí, Victor Hugo. Segundo Felipe Arraes, a organização piauiense vai somar ações com o Lide. "Essa parceria vai contribuir para o crescimento de novas iniciativas reunindo empresários de todo o estado", diz. O evento contou com a presença de João Doria, ex-governador de São Paulo.
Momento do Piauí
Felipe Arraes destacou que a iniciativa chega em um momento de pleno desenvolvimento para o Piauí e apontou áreas que a instituição pretende auxiliar no crescimento.
“O Piauí está vivendo um momento histórico. Acredito que o Governo do Estado tem esse foco no desenvolvimento e estamos vendo mineração, energias renováveis, hidrogênio verde, o Porto, o agronegócio e o LIDE vem para ajudar a divulgar e captar os empresários".
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da iniciativa para o crescimento do Piauí. "Desenvolver um lugar para nós é muito importante. Esse movimento empresarial liderado por você permite articulações, bons debates e, consequentemente, a atração de investimentos para cá. Consideramos um capítulo importante para a história de desenvolvimento do Estado do Piauí", afirmou.
O governador também ressaltou o papel da Invest Piauí, agência de atração de investimentos do estado. "Temos a Invest Piauí, que faz exatamente esse papel de interface entre o poder público e os empreendedores e investidores, tornando a jornada empreendedora mais tranquila e eficiente, o que gera resultados concretos para o Piauí", explicou.
Durante sua fala, João Doria ressaltou a atuação de Rafael Fonteles e enfatizou a relevância da iniciativa para a economia do estado. Ele destacou que a chegada do LIDE ao Piauí foi fruto de uma articulação iniciada no ano passado, durante um encontro com o governador em Nova York, em um evento da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.
“Naquela ocasião, mencionei ao governador que o Piauí era um dos poucos estados sem a presença do LIDE. E sua resposta foi imediata: ‘vocês terão’. Ele não disse isso apenas por cortesia, mas cumpriu sua palavra e tornou realidade”, afirmou Doria.
Felipe Arraes assume a presidência do Lide Piauí com o compromisso de fortalecer a rede de negócios no estado. O evento contou com a presença de autoridades e empresários, consolidando o estado como um novo polo de articulação empresarial no Brasil.
ICMS
Rafael Fonteles falou sobre a cobrança do ICMS no Piauí e como o governo pretende atrair mais investimentos. O chefe do Executivo estadual apontou que a reforma tributária será, a longo prazo, a forma mais eficiente de contornar a carga de impostos e continuar atraindo investidores. Fonteles também destacou que busca equilibrar a arrecadação com a isenção para setores sociais, como a recente isenção de impostos sobre os alimentos da cesta básica.