SEÇÕES

Piauí decreta estado de emergência zoossanitária em todo território por 180 dias

Medida foi adotada em razão da detecção da infecção pelo vírus da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade – IAAP em aves silvestres no Brasil;

Medida visa prevenir a introdução e disseminação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) | Foto: Agência Brasil
Siga-nos no

O Governo do Piauí declarou, nesta segunda-feira (26), estado de Estado de Emergência Zoossanitária em todo o território. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 27. O objetivo é prevenir a Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade - IAAP, na forma que indica, e dá outras providências. 

O que aconteceu

O decreto leva em conta a Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária nº 587, de 22 de maio de 2023, que declarou estado de Emergência Zoossanitária em todo o território nacional, durante período der 180 dias, em razão da detecção da infecção pelo vírus da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade – IAAP em aves silvestres no Brasil;

Objetivo

A medida visa intensificar as ações de vigilância ativa e passiva, a fim de prevenir a introdução e disseminação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) nos plantéis avícolas comerciais e de subsistência do Piauí.

Ações

Conforme o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para apoiar as ações necessárias para prevenção da ocorrência da IAAP e mitigação de eventuais efeitos decorrentes. 

As medidas de monitoramento, as ações preventivas e a análise de riscos da IAAP contarão com a cooperação dos municípios e do setor privado, observados os princípios e diretrizes adotados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. 

Trabalho

De acordo com o decreto, caberá a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) editar as normas complementares ao cumprimento do disposto neste Decreto, no que concerne às matérias atinentes às suas competências. 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também