Os municípios de Paulistana e Fronteiras, no Sul do estado, foram palco neste fim de semana para as revisões Pré-Enem e Pré-Saeb. Com aulas imersivas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas, da natureza e Redação presencialmente, os conteúdos foram compartilhados com mais de 1.600 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual dos dois municípios.
Wellington Soares está entre os professores da Seduc que fazem a ação acontecer e contou que o objetivo é fazer o Piaui crescer na educação cada vez mais e levar os jovens a universidade.
Quem vai bem no Saeb, vai bem no Enem e para isso estamos trazendo uma grande equipe de professores, com revisões de Língua Portuguesa e Matemática, as duas áreas cobradas no Saeb. Esse projeto que realizamos é uma inclusão universitária, e o maior do Brasil. Nós trabalhamos o ano inteiro para que os alunos saiam daqui preparados para enfrentar as provas e serem aprovados.
FRONTEIRAS
A cidade de Fronteiras está a 410 km de Teresina, e teve o CETI Francisca Pereira de Sousa Moraes como palco para as aulas, recebendo mais de 800 alunos de regiões vizinhas como Simões e Campos Sales.
O aulão na cidade foi transmitido ao vivo pela Rede Meio na manhã deste sábado (31) e reuniu alunos de todo o Piauí também de forma online.
PAULISTANA
No município de Paulistana, a 467 km da capital, o CETI Lucinete Santana da Silva recebeu estudantes na manhã deste domingo (01), com um cronograma de aprendizado e brincadeiras. Na revisão, cada aluno recebeu lanche, almoço e um kit estudo para acompanhar cada aula.
Entre o material didático entregue está o caderno de questões, contendo questões relacionadas à avaliação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e Enem. Além das atividades, os alunos também têm acesso ao cronograma de estudos para o ano de 2025 e um checklist com os todos os conteúdos estudados ao decorrer das revisões.
Ana Pietra, de 16 anos, é estudante do CETI Lucinete Santana, presidente do Grêmio e treineira do Enem neste ano. Ela conta como a escola, através da leitura, impulsiona desde cedo os alunos a irem bem na temida redação.
Sou do segundo ano do Ensino Médio e estou me preparando para o Enem desse ano como um teste, mas já estudo para ir bem a partir de agora. Me preparo lendo muito, principalmente na biblioteca da escola na hora do almoço, e com os mini cursos que a escola oferece, além das aulas específicas sobre redação que me ajudam bastante.