
A Polícia Militar do Piauí comemorou, nessa quarta (29), cinco anos de existência da Patrulha Maria da Penha, um importante serviço da PM, realizado em parceria com o Judiciário, e atua na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas concedidas às vítimas de violência doméstica e familiar em todo o Estado.
Atendimentos
Desde sua criação, em 2020, a Patrulha Maria da Penha tem intensificado suas atividades. De 2022 até janeiro de 2025, mais de 9.100 mulheres receberam atendimento, só em Teresina. Já no Estado, em 2024, foram registradas mais de 2 mil visitas às mulheres assistidas pela patrulha.
Presença
O serviço é realizado por meio de visitas com a viatura lilás, garantindo a fiscalização das medidas protetivas e avaliando a situação familiar das vítimas. Atualmente, a patrulha está presente na capital e em 31 batalhões do interior do estado.
Vidas transformadas
Para a Comandante da Patrulha Maria da Penha, Major Leoneide Rocha, nesses cinco anos, várias vidas foram salvas e transformadas pelo serviço. "É gratificante ter a oportunidade de fazer a diferença na vida de tantas mulheres. Cada história de superação nos inspira a continuar lutando", diz.
Expansão
Em 2024, a Patrulha Maria da Penha celebrou um ano da expansão do serviço para todo o estado. A Comandante do Comando de Policiamento Comunitário da PM (CPCOM), Coronel Elza, destacou que o sucesso do serviço se deve ao empenho da equipe e ao apoio do Governo do Estado.
Como acionar a Patrulha Maria da Penha?
. 190 (Polícia Militar)
. 180 (Central de Atendimento à Mulher)
. WhatsApp 24h: (86) 99407-4875 (denúncias) ou (86) 99407-1089 (fiscalização).