Estudantes bolsistas do Programa Oportunidade Jovem, nos eixos de estágio obrigatório remunerado e monitoria, receberam o pagamento da bolsa referente ao mês de junho de 2025. A Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) efetuou o repasse via PIX no valor de R$ 350, beneficiando 2.941 estudantes — sendo 2.505 monitores e 436 estagiários — com um investimento total de R$ 1.029.350.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que o programa reflete o compromisso do Estado em promover inclusão produtiva, auxiliando os jovens a se manterem em formação profissional com mais oportunidades e estímulos para o futuro.
“É uma ação que reforça nosso compromisso em proporcionar experiências práticas aos nossos estudantes, ao tempo em que garantimos segurança financeira para seguirem firmes nos estudos”, afirmou Bandeira.
Camila da Silva Sousa, estudante da 3ª série do ensino médio do Ceti Lucinete Santana Silva, em Paulistana, atua como monitora de Língua Portuguesa e ressaltou a importância da função aliada ao apoio financeiro. “Além de reforçar meu aprendizado, contribuir com o conhecimento de outros alunos e me preparar para o mercado de trabalho, a bolsa me ajuda com despesas da casa e pessoais”, disse a aluna.
Criado pelo Governo do Estado, o Oportunidade Jovem é o maior programa de inclusão produtiva voltado a adolescentes e jovens do Piauí, buscando proporcionar o início da jornada profissional aos estudantes da rede estadual.