Diante dos inúmeros acidentes — alguns deles fatais — provocados por animais soltos nas pistas, o Ministério Público do Piauí (MPPI) recomendou que os municípios adotem, com urgência, medidas de fiscalização, recolhimento e controle populacional desses animais em vias públicas. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (20).
DECISÃO
A iniciativa decorre de procedimento administrativo, sob o SIMP n. 000075-179/2025, instaurado para apurar a ausência de políticas públicas regulares de controle populacional e de manejo ético de animais, além do risco à segurança pública e à saúde coletiva causado pela presença constante de animais nas ruas e rodovias.
Entre as medidas recomendadas estão a implementação de programas de castração, vacinação e educação ambiental, a criação de espaços adequados para acomodação temporária dos animais apreendidos, e o reforço das ações de vigilância sanitária e prevenção de zoonoses.
A recomendação do MPPI abrange os municípios de Jaicós, Campo Grande do Piauí, Patos do Piauí e Massapê do Piauí, com foco no controle de cães, gatos e animais de grande porte. As prefeituras têm prazo de cinco dias para informar se acatarão a medida e 90 dias para comprovar as ações implementadas, sob pena de responsabilização administrativa, civil e penal em caso de descumprimento.
ACIDENTES FATAIS
Na madrugada desta segunda-feira (20), o jogador Antony Ylano Alencar Alves, de apenas 20 anos, atacante do Piauí Esporte Clube, morreu após colidir com uma vaca enquanto pilotava uma motocicleta na BR-343, na cidade de Altos (PI).
No domingo, um homem morreu após colidir com uma vaca na Avenida Poty Velho, na região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. O animal também veio a óbito e sua carne foi saqueada por moradores.