O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou um Instituto Federal (IFPI) para o município de Luzilândia. O anúncio foi feito durante reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, deputado Florentino Neto, deputada Janaina Marques e a prefeita Fernanda Marques.
Demanda
A implantação do Instituto Federal é uma demanda antiga do deputado Florentino Neto, do ministro Wellington Dias, da prefeita Fernanda Marques e da deputada Janaína Marques. O esforço conjunto das lideranças foi fundamental para a concretização desse projeto.
Ensino
Segundo o ministro Wellington Dias, a ideia de criar uma escola profissionalizante em Luzilândia iniciou ainda em sua gestão como governador do Piauí, quando deu início à construção de uma unidade de ensino com esse propósito.
Espaço
O projeto foi concluído pelo governador Rafael Fonteles, e agora, com a parceria do Governo do Estado, o espaço será cedido para a instalação do Instituto Federal. O deputado Florentino Neto também desempenhou um papel essencial nas articulações para viabilizar a iniciativa, desde 2022.
Atividades
O ministro Camilo Santana informou que o projeto será iniciado o mais rápido possível, incluindo a contratação de pessoal e a definição dos cursos de acordo com a vocação econômica da região.
Declaração
“A agropecuária e a piscicultura são setores estratégicos para Luzilândia, devido à abundância de água e ao potencial produtivo da cidade. O Instituto Federal irá fortalecer ainda mais essas áreas, capacitando a população local para o mercado de trabalho”, destacou o ministro.
Florentino
O deputado Florentino Neto reforçou seu compromisso com o projeto e destacou o impacto positivo para o Piauí. “Estamos juntos, toda a bancada, garantindo mais um grande gesto do governo Lula para o povo piauiense. Hoje celebramos um momento histórico: a implantação de um Instituto Federal em Luzilândia".