Moradores de várias estados do Nordeste se surpreenderam na noite desta segunda-feira (08) com um meteoro cruzando o céu. O clarão rápido e intenso foi observado no Ceará, Piauí, Bahia e Paraíba.
A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) também informa ter recebido relatos do Rio Grande do Norte através do seu formulário online e de outros moradores pelas redes sociais. Também houve registros em Piancó, na Paraíba, e em municípios pernambucanos como Araripina, Cabrobó, Floresta e Ouricuri.
O objeto que gerou o meteoro atravessou a atmosfera a cerca de 80 mil km/h, surgindo no Sertão Central e seguindo em direção ao noroeste.
Meteoro não oferece risco
Fenômenos desse tipo não oferecem risco à população, já que a maior parte do material se desintegra nas camadas mais elevadas da atmosfera. Embora a passagem tenha sido rápida, o meteoro percorreu uma longa distância, o que aumentou a chance de ser visto e registrado por muitas pessoas.
Detritos do objeto podem ter chegado ao solo
Segundo analistas da Bramon ainda estão sendo reunidos dados para definir com precisão o caminho percorrido e a possível queda de fragmentos (meteoritos).
Embora estejamos no período da tradicional chuva Geminídeas, o meteoro observado não faz parte dela. Isso porque veio da direção sudeste, enquanto os geminídeos surgem do Nordeste nesse horário.