Morreu na noite desta segunda-feira (3) a médica piauiense Luma Elis Bezerra Teixeira, de 37 anos, vítima de colestase gestacional. Ela estava internada no Hospital São Camilo em Fortaleza (CE), aguardando um transplante de fígado quando teve a morte confirmada.
QUEM ERA LUMA TEIXEIRA?
- Luma filha do casal Luzia Sousa e Marcelino José de Sousa, ex-presidente da ABBB de Jaicós;
- Era casada com o dentista Aderson Vinícius, com quem teve dois filhos, um jovem de 18 anos e uma menina, de 4;
- A médica era muito conhecida e querida em Jaicós e Picos, cidades onde atuava.
O QUE OCORREU?
A reportagem do MeioNews apurou que recentemente Luma Teixeira começou a sentir-se mal e foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Teresina (PI), onde teve o diagnóstico da colestase confirmado.
Posteriormente, a médica foi transferida em uma UTI Aérea para o Hospital São Camilo em Fortaleza (CE), onde aguardava um transplante de fígado. No entanto, ela não resistiu e faleceu nesta segunda-feira (3). Luma estava grávida de 16 semanas do terceiro filho.
Em nota, a Prefeitura de Jaicós, manifestou “as mais sinceras condolências aos familiares, parentes e amigos da médica” e lembrou que “Luma sempre foi uma profissional exemplar e dedicada que deixou um legado inestimável. Sua morte prematura representa uma grande perda para o serviço público”.
“Neste momento de extrema dor, onde as palavras me faltam, peço a Deus que com toda a Sua misericórdia dê o conforto necessário à família”, lamentou o prefeito de Jaicós, Nenen de Edite, que decretou luto oficial de três dias no município.
O QUE É COLESTASE GESTACIONAL?
A colestase da gravidez é caracterizada por uma diminuição do fluxo biliar. Ou seja, as substâncias produzidas pelo fígado acabam permanecendo mais tempo que o normal no organismo. Depositados na pele, esses ácidos biliares causam prurido. Na placenta, podem provocar parto prematuro e falta de oxigenação no bebê.