Ao menos 288 sacos de mercadorias irregulares, avaliados em aproximadamente R$ 2,5 milhões, foram apreendidos durante a Operação Poty, da Receita Federal. A ação, realizada na manhã desta quinta-feira (23), fiscalizou oito lojas suspeitas de comercializar produtos falsificados e vender itens sem nota fiscal.
Os produtos estavam em desacordo com a legislação vigente, seja pela ausência de certificação obrigatória da Anatel, pela falsificação das marcas ou por terem sido introduzidos no país sem o recolhimento dos tributos devidos, diz a nota da Receita Federal.
Entre um dos alvos está a rede de lojas Rei do Tênis.
O QUE ACONTECEU?
Na manhã desta quinta-feira (23), a Receita Federal, através da Divisão de Vigilância e Repressão,em ação conjunta com a PMPI, deflagrou a Operação Poty, com foco no combate à comercialização de produtos falsificados, contrabandeados, distribuídos na cidade de forma irregular e sem certificação da Anatel e descaminho.
A operação foi realizada no centro de Teresina e em áreas adjacentes. A ação contou com a participação de 25 servidores da Receita Federal, 45 policiais militares do Piauí (grupamentos, BEPI, BOPI, Bopaer, Cpaes, Rone, Rocam e Diretoria de Inteligência), 10 fiscais da Anatel e 5 do Inmetro, além de advogados representantes das marcas envolvidas, que acompanharam as diligências.
Durante a operação, foram apreendidos diversos tipos de mercadorias, incluindo:
- Celulares e smartphones (não certificados pela Anatel e Inmetro)
- Perfumes
- Calçados
- Roupas, bolsas, mochilas, copos térmicos e brinquedos
- Aparelhos eletrônicos (como caixas de som e fones de ouvido)
- Acessórios para celular