Em eleição realizada nesta sexta, 13, a procuradora de Justiça Cláudia Seabra e as promotoras de Justiça Everângela Barros e Ana Isabel Dias foram as mais votadas para a lista tríplice para escolha do novo Procurador-Geral de Justiça do Piauí para o biênio 2025-2027.
Eleição
O resultado da eleição foi anunciado pela comissão eleitoral no plenário do Colégio de Procuradores de Justiça, localizado na sede Leste do MPPI. A Lei Orgânica do Ministério Público prevê que após a definição da lista tríplice, o governador tem o prazo de 10 dias para escolher e nomear o PGJ.
Votos
Na apuração, Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra obteve 135 votos, Everangêla Araújo Barros Parente somou 120 votos, Ana Isabel Dias de Alencar Mora Dias obteve 111 votos, Vando Marques conquistou 51 votos e Maurício Souza obteve 16 votos
Como foi
Puderam votar todos os procuradores e promotores de Justiça no efetivo exercício de suas funções. Dos 159 aptos, todos votaram. Foram 477 votos no total, sendo 44 votos brancos e zero votos nulos.
Organização
A comissão eleitoral foi presidida pela procuradora de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes e constituída pelas procuradoras de Justiça Rosangela de Fátima Loureiro Mendes e Catarina Gadêlha Malta de Moura Rufino. A eleição foi realizada remotamente, por meio do sistema Athenas, que dispõe de diversas ferramentas de segurança.
Pleito
Segundo a presidente da comissão, procuradora de Justiça Martha Celina, o pleito transcorreu tranquilamente, as regras de segurança da informação foram seguidas para garantir a confiabilidade dos votos. Além disso, destacou que os candidatos compareceram para a apuração do resultado.