Durante a posse dos novos secretários de Saúde e Segurança Pública do Piauí neste sábado (31), realizado em cerimônia realizada no Palácio de Karnak, em Teresina, o novo secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou que agora é momento de somar esforços com o ministro Wellington César, e o presidente Lula, para construir uma política de segurança pública nacional cada vez mais forte, além de olhar para o Piauí com carinho.
A gente está hoje com o governador Rafael Fonteles que deu autonomia total a nossa gestão da Secretaria de Segurança, e tem uma diretrizes: inteligência, investimento e integração. Esses três vetores foram responsáveis pela redução dos índices de criminalidade e também pela percepção de melhor a segurança. O que nós estamos levando para a Brasília é esse carinho do povo piauiense, esse reconhecimento, que também se deu a nível nacional, afirmou.
SEGURANÇA PÚBLICA CADA VEZ MAIS FORTE
Em entrevista ao MeioNews, o Superintendente de Ações integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, comentou sobre as expecatativas do novo secretariado e destacou a importância de unir as forças estaduais e nacionais para que a segurança siga cumprindo um trabalho positivo.
As expectativas são boas, avaliações positivas, nós vamos ajudar a dar continuidade na gestão, principalmente na questão operacional, que vem dando tanta visibilidade pro Piauí e eu tenho certeza que o secretário nacional de segurança, o Chico Lucas, vai também nos ajudar a dar continuidade e mandar recursos aqui pro Piauí, disse.
Para o Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keyko, a troca de conhecimento e secretários experientes na gestão pública, vai ser um sucesso para o estado.
'Com o Chico Lucas, com o próprio governador Rafael Fonteles e o secretário Antonio Luiz, nós teremos mais avanço ainda. Além de ter a competência do Antonio como gestor público, teremos também o apoio do secretário nacional, apoiando os investimentos, apoiando toda e qualquer ação que seja relevante pra segurança pública.
NOVO SECRETARIADO
O auditor fiscal Antônio Luiz Soares assume agora a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), substituindo Chico Lucas, que deixou o cargo após ser convidado pelo ministro da Justiça para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Na mesma ocasião, o médico Dirceu Campelo tomou posse como secretário de Saúde do Piauí. Ele ocupava o cargo de superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).