Na manhã desta terça-feira (23), a empresa Kalor Produções realizou a doação de 7.948,54 kg de alimentos não perecíveis para 19 instituições que prestam assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade em Teresina. Os donativos foram entregues na sede do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), localizada na zona Sul da cidade.
A iniciativa solidária é resultado do projeto "Meia Solidária", do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). Durante a venda de ingressos para eventos, o projeto oferece a opção do pagamento de meia-entrada para as pessoas que desejam fazer doações de alimentos. Nesse caso, os donativos foram arrecadados durante o show de Gusttavo Lima e o evento Nordeste Tech.
As 19 instituições que receberam os alimentos desenvolvem trabalhos sociais importantes para Teresina, em especial para pessoas em tratamento contra doenças graves, jovens de comunidades pobres em situação vulnerável, deficientes auditivos, autistas, entre outros.
A Casa Esperança e Vida, por exemplo, presta assistência a pessoas de baixa renda em tratamento contra o câncer. "São centenas de famílias que são ajudadas pela instituição, tanto em questão de alimentação como em exames, consultas, medicamentos e fraldas. Nossos acolhidos podem fazer as refeições diárias na instituição, que conta com um grupo de voluntários, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e mais de 20 pessoas atendendo-os", contou a voluntária Denise Figueiredo.
A Casa Esperança e Vida fica localizada no bairro Vermelha, na Rua João Virgilio, em Teresina, e já está lá há 13 anos. Ele se mantém com doações da sociedade civil e de pessoas que se sensibilizam pela causa, incluindo a Kalor Produções e outras associações que se envolvem com a entidade.
"Nossa entidade atua com cuidado que vai além de alimentação, exames, consultas, medicamentos, dieta e disponibilização de fraldas. A Casa é mantida através de doações da sociedade civil e de entidades como a Kalor Produções, que fortalecem nossos serviços", contou a voluntária
A Associação de Cegos do Piauí (ACEP) também recebeu uma parte das doações e expressou gratidão pela ação em parceria com o Ministério Público. Segundo Antonio Marques da Silva, presidente da ACEP, a doação veio em momento oportuno, já que enfrentam dificuldades em manter suas atividades e a ajuda é sempre bem-vinda.
"É emocioante sentir que somos lembrados, mesmo diante de tanto esquecimento dos cegos na sociedade. Esses aliemntos vão contribuir para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos nossos acolhidos e garantir a continuidade dos nossos trabalhos sociais", contou.
As entidades beneficiadas são:
Associação Casa Esperança e Vida
Sociedade Espírita João Nunes Maia
Centro de Solidariedade e Apoio às Pessoas com Câncer Casa de Palh
APIDI - Associação Piauiense pelos Direitos Iguais
Associação Brasileira de Pesquisa e Tratamentos Multidisciplinares da Paralisia Cerebral - Instituto Rizo Moviment
ACEP - Associação de Cegos do Piauí
APADA - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos
Pestalozzi - Associação Pestalozzi de Teresina
Casa de Zabelê - Ação Social Arquidiocesana (ASA)
AMA - Associação de Amigos dos Autistas do Piauí
MP3 - Movimento pela Paz na Periferia
ASTE - Associação de Surdos de Teresina
Lar de Santana - Ação Social Arquidiocesana
Comunidade Terapêutica Segunda Chance
Espaço Crescer - Núcleo de Desenvolvimento Infantil
Associação Cultural Dádiva de Deus
Lar Espírita Casa Samaritana
Cáritas Arquidiocesana de Teresina