SEÇÕES

Justiça Itinerante promove casamentos civis em unidades prisionais do Piauí

Para a realização dos atos, equipes do TJPI se deslocaram até as unidades prisionais, cumprindo todos os procedimentos legais exigidos.

Ao todo, 13 casais oficializaram suas uniões durante as ações nas unidades prisionais | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O Programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), realizou, nesta terça (13) e quarta-feira (14), cerimônias de casamento civil na Casa de Custódia de Teresina e na Colônia Agrícola Penal Major César de Oliveira, localizada no município de Altos. Ao todo, 13 casais oficializaram suas uniões durante as ações.

As cerimônias integram a programação do Justiça Itinerante, iniciativa voltada à ampliação do acesso à Justiça e à garantia de direitos fundamentais para populações em situação de vulnerabilidade. Para a realização dos atos, equipes do TJPI se deslocaram até as unidades prisionais, cumprindo todos os procedimentos legais exigidos.

Direitos e ressocialização

Além de formalizar a união, o casamento civil assegura aos casais diversos direitos previstos em lei, como segurança jurídica, acesso a benefícios sociais e previdenciários, e reconhecimento legal da família. Esses fatores contribuem diretamente para o fortalecimento dos vínculos familiares, considerados essenciais no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

A iniciativa também representa uma oportunidade de reafirmação da dignidade humana dentro do sistema prisional, promovendo inclusão social e respeito aos direitos civis, mesmo em contextos de restrição de liberdade.

A ação reforça o compromisso do Tribunal de Justiça do Piauí com a cidadania e a humanização do acesso aos serviços do Judiciário. Por meio do Programa Justiça Itinerante, o TJPI segue levando atendimentos jurídicos a diferentes regiões do estado, aproximando a Justiça da sociedade e contribuindo para a efetivação de direitos.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também