O presidente do Progressistas no Piauí, Joel Rodrigues, confirmou ao Meionorte.com, na manhã desta segunda-feira (29), que a deputada estadual Bárbara do Firmino terá liberação da legenda para disputar a Prefeitura de Teresina pelo PSDB em 2024.
De acordo com o ex-prefeito, "se o melhor partido para disputa pelo legado do pai for o PSDB, [Bárbara] terá o aval tranquilamente do Progressistas". Hoje a parlamentar é filiada ao Partido do senador Ciro Nogueira, mas ainda carrega o legado e simbolismo da sigla do pai.
"Nós estamos em um processo de avaliação de nomes. A Bárbara está no Progressistas, mas se o melhor nome for o da Bárbara e seu partido tiver que ser o PSDB, não tem nenhum problema da parte dos Progressistas. Se for ela o melhor nome, se o melhor partido pra disputa pelo legado do pai for o PSDB terá o aval tranquilamente do PP", disse.
Antes, no entanto, a possibilidade de migração era zero. Isso porque membros do principal partido de oposição no estado não permitiam que Bárbara saísse da legenda para disputar a eleição majoritária em outra sigla. A parlamentar, nesse caso, poderia perder seu mandato na Assembleia Legislativa.