
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), anunciou nesta quarta-feira (26) a ampliação dos serviços oferecidos nas Unidades de Atendimento Digital do estado. Agora, além da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), as unidades passam também a realizar a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Com a integração das bases de dados e o uso do CPF como identificador único na nova identidade, a iniciativa busca facilitar o acesso da população a serviços públicos essenciais, especialmente para quem ainda não possui o documento.
INCLUSÃO
De acordo com o diretor do Instituto, Marcelo Mascarenha, a novidade faz parte de um esforço estratégico de modernização e inclusão.
Nosso objetivo é transformar as unidades do Instituto em unidades básicas de cidadania. A emissão do CPF nas nossas unidades representa mais um passo rumo à universalização do acesso a documentos básicos, com eficiência, segurança e acolhimento.
Como solicitar o CPF
Para emitir o CPF nas unidades do Instituto de Identificação, o cidadão deverá apresentar:
- Certidão de Nascimento atualizada (com número de matrícula e selo de seleção);
- Comprovante de residência atualizado.
Para menores de idade (até 16 anos incompletos) ou pessoas interditadas judicialmente, é necessário o acompanhamento do responsável legal. O Instituto conta com 140 postos de atendimento em 127 municípios piauienses.