O secretário de Segurança, Chico Lucas, realizou uma entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (2) para detalhar a operação "Salubridade". A iniciativa busca notificar os responsáveis pelos imóveis abandonados no Centro de Teresina. Muitos desses espaços estão sendo utilizados para a prática de crimes e, caso os donos não se manifestem, poderão ser destinados a programas habitacionais.
ABANDONO, DOENÇAS E CRIMINALIDADE
Chico Lucas enfatizou que a maioria dos imóveis “estão sendo usados na prática do tráfico de drogas, crimes sexuais, às vezes estupro ou mesmo furto”, além da “proliferação de doenças”. A Secretaria de Segurança Pública notificará “os proprietários para cumprirem sua função social” e se estão regulares.
“Eu acho que isso tem que ser uma cultura ser implantada no Piauí, a gente vai fazer isso em outras zonas. Um imóvel que não está sendo cuidado traz risco à segurança com incêndio até a proliferação de doenças, nós vamos fiscalizar e tomar as medidas [...] iremos notificar a Prefeitura Municipal para saber a questão da regularidade cadastral e fiscal, estão pagando IPTU [...] faremos um laudo de vistoria no Corpo de Bombeiros, um laudo do departamento de polícia científica para ver questões estruturais”, explicou o secretário.
PROGRAMAS HABITACIONAIS
Após as fiscalizações e notificações à prefeitura e ao governo do estado, alguns imóveis vão contribuir aos “outros poderes da prefeitura, da união e principalmente dos empresários”. A ideia também visa beneficiar pessoas que tenham o interesse de morar no Centro de Teresina, de acordo com Chico Lucas
“Quem sabe até orientar para que esse imóvel seja desapropriado com o interesse social, porque o que não falta em Teresina é gente com vontade de morar no centro, então se esses Imóveis se forem desapropriados, nós vamos encaminhar para programas habitacionais [...] a gente ver gente pobre, simples, que cuida da sua casinha, que mantém ela limpa, e quem tem imóveis às vezes que valem milhões”, acrescentou.
OPERAÇÃO SALUBRIDADE
Foi deflagrada, na manhã desta sexta-feira (2), a Operação Salubridade. Durante a ação, 10 equipes formadas pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros realizam a notificação dos imóveis abandonados com riscos sociais e estruturais. Neste momento, os policiais seguem em operação, e a meta é notificar 217 de imóveis nos próximos dias na região central da capital.