SEÇÕES

Idosa abandonada pelos filhos em Teresina enfrenta câncer metastático; cinco foram indiciados

Segundo a polícia, o filho que supostamente cuidava da idosa já possuía histórico de violência e estava sob medida protetiva.

Idosa estava deitada em uma cama em um quarto sem janelas e portas | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Delegacia do 8º Distrito Policial de Teresina indiciou cinco filhos de uma idosa de 73 anos por abandono e maus-tratos. A mulher foi encontrada em condições degradantes dentro de uma residência sem portas, janelas, energia elétrica ou água potável, no bairro Dirceu II, zona Sudeste da capital. Com câncer metastático, a mulher sofre com crises convulsivas e estava debilitada.

Segundo a delegada Amanda Bezerra, responsável pelo caso, a investigação começou após uma denúncia feita por vizinhos no dia 2 de outubro. “As vizinhas nos relataram a situação dessa idosa que estava abandonada em uma casa sem janelas, sem portas, sem água potável, sem energia elétrica, desde o dia 12 de setembro, aos cuidados de um filho que era usuário de drogas”, afirmou.

Fraldas descartáveis da idosa eram jogadas nos fundos de residência | Foto: Polícia Civil

De acordo com a delegada, a mulher estava debilitada e sofrendo de câncer metastático e outras doenças que exigem acompanhamento médico. “Constatamos que ela não tinha condições de permanecer sozinha, independentemente do tempo que fosse. A residência estava completamente insalubre, e até as fraldas usadas eram jogadas no quintal”, relatou.

TINHA MEDIDA PROTETIVA CONTRA FILHO

Ainda conforme o relato, o filho que supostamente cuidava da idosa já possuía histórico de violência e estava sob medida protetiva. Uma vizinha era quem fornecia alimentos, mediante pagamento feito por outro dos filhos.

A delegada explicou que, após constatar a situação, foi solicitada uma medida protetiva ao Poder Judiciário, que determinou a retirada imediata da idosa e seu encaminhamento para uma casa de acolhimento. “A decisão judicial foi expedida de forma rápida, garantindo que ela saísse daquele ambiente de risco”, destacou.

Todos os filhos foram ouvidos durante o inquérito, inclusive um que mora em Picos. Testemunhas e vizinhos também prestaram depoimentos confirmando o abandono. “Embora alguns afirmassem não ter contato com a mãe, todos sabiam da condição em que ela estava, pois mantinham comunicação com a vizinhança”, explicou Amanda Bezerra.

INDICIAMENTOS

Dois dos filhos foram indiciados por abandono e maus-tratos, por terem atuado diretamente na situação. Os outros três responderão por omissão imprópria, quando há dever legal de cuidado, mas o mesmo não é cumprido. “Eles respondem pelo mesmo crime, como se tivessem praticado a conduta de forma direta”, completou a delegada.

A idosa segue acolhida e recebe acompanhamento médico e social. O caso será encaminhado ao Ministério Público para as próximas medidas legais.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também