O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) confirmou nesta segunda-feira (22) a morte encefálica da pequena Ane Caroline Gomes Nunes, de apenas 3 anos. No dia 15 de abril deste ano, ela deu entrada na unidade de saúde com sinais de espancamento. Com o resultado, as investigações ficam a cargo da Polícia Civil a fim de apontar os agressores.
"O protocolo foi encerrado hoje e a morte encefálica foi confirmada pela equipe médica", disse a assessoria do HUT.
ENTENDA: A reportagem apurou que Ane Caroline e a irmã mais velha, de 4 anos, moravam com a avó paterna em Teresina há vários meses. Em janeiro deste ano, a mãe da menina a levou para morar com ela em Esperantina. Dias depois, a criança deu entrada no hospital de Esperantina e posteriormente transferida ao HUT, onde chegou já com informação de indícios de violência.
INVESTIGAÇÃO: O Conselho Tutelar comunicou a Polícia Civil sobre o caso, reportado pelo HUT. A investigação começou, mas ainda não há suspeitos identificados, apenas de que a criança tenha sido vítima de maus-tratos. A mãe de Ane Caroline Gomes Nunes deverá prestar depoimentos sobre o ocorrido.
O QUE É MORTE ENCEFÁLICA: A definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.