O município de Uruçuí recebeu nesta sexta-feira (29), mais uma edição do Diálogos pelo Piauí. O evento, realizado pelas Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov), fortalece a escuta da população, o planejamento participativo e o acesso direto a serviços públicos essenciais.
A população poderá acessar diversos serviços gratuitos oferecidos por órgãos estaduais parceiros, como emissão de documentos, vacinação, atendimentos de saúde, orientação jurídica, cursos profissionalizantes e informações sobre crédito para microempreendedores.
Além dos atendimentos, o evento será um espaço de debate técnico e participativo. Por meio de oficinas e painéis, técnicos do Governo do Estado, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil irão contribuir para a revisão das metas e prioridades do Piauí em áreas como educação, saúde, segurança, meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico.
Educação em destaque
O Diálogos pelo Piauí também foi espaço para que estudantes do EJA, do Alfabetiza Piauí e de cursos técnicos mostrassem os resultados alcançados com os programas educacionais no estado. Os alunos apresentaram projetos e ações que comprovam o avanço da educação no Piauí.
A coordenadora do Programa Alfabetiza Piauí da 11ª GRE, Maria Silva, destacou a importância da participação dos estudantes:
"Hoje nós estamos com o nosso estande da SEDUC, temos aqui o estande do Alfabetiza Piauí, juntamente com o pessoal do EJA, em que a gente está apresentando dois cursos técnicos, que é a enfermagem e a agricultura, e aqui a gente tem os nossos alunos que veio representando e temos ainda fazendo a extinção, cadastro para o curso de qualificação e refrigeração. E aferir pressão, medir a glicose, então aqui nós temos o estande da SEDUC Piauí, no diálogo do Piauí."
Saúde do trabalhador
Além da educação, a saúde também teve espaço garantido no evento. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual) levou serviços de vacinação, atendimento jurídico e psicossocial para empregados e desempregados de todo o Piauí.
A enfermeira Shirlley Gomes ressaltou que o objetivo é ampliar o cuidado com os trabalhadores em diferentes municípios:
"No momento eu estou responsável técnica pela sala de vacina do Cerest e nós estamos participando de todos os eventos do estado de diálogos pelo Piauí, onde nós estamos levando vacinas para vacinar os trabalhadores de todos os municípios. O Cerest Estadual, ele trabalha com trabalhadores, assistência técnica, assistência jurídica, assistência psicológica, fisioterapia, vacinação, dentre outros. Então a gente está levando para todos os municípios do estado, que estão acontecendo no diálogo do Piauí, a vacinação."