SEÇÕES

Governo do Piauí reconhece estado de calamidade pública após fortes chuvas em Picos

Mais de mil famílias foram atingidas, com 400 pessoas desabrigadas

Calamidade em Picos devido as fortes chuvas | Foto: Divulgação/Defesa Civil do Piauí
Siga-nos no

Foi decretado, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17), estado de calamidade em Picos, devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias. A solicitação partiu da Defesa Civil e foi acolhida pelo governador em exercício, Themístocles Filho (MDB).

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

As fortes chuvas, causadas pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), já eram esperadas, mas foram intensificadas por um encontro de condições meteorológicas com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), resultando em temporais ainda mais severos, segundo a Defesa Civil.

Em decorrência do desastre, até o momento da publicação desta matéria, houve três mortes: uma morte por afogamento e duas por choque elétrico. Além disso, cerca de 600 famílias tiveram suas casas e bens afetados, com parte delas sendo alojadas em abrigos e outra parte em casas de familiares, resultando em um total de 27.068 pessoas impactadas pelas fortes chuvas.

CLIQUE AQUI E VEJA O DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO

Picos ficou com vários bairros alagados por conta das chuvas - Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O QUE DEVEMOS FAZER?

O órgão divulgou uma cartilha de orientações para o período de chuvas intensas: 

  • Em caso de fortes chuvas, é importante estar alerta quanto ao nível de água. Se estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro e não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.
  • Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo, a recomendação é permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.
  • Deve-se também fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
  • Já nos casos de alagamentos, inundações e enxurradas deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados, bem como evitar transitar em pontilhões e pontes submersas.
  • Para casos de deslizamentos de terra, a Defesa Civil alerta que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
  • Após o fim das chuvas não se deve usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito. É preciso ainda cuidado com a água que for beber (atenção ao odor e à mudança de cor), pois ela pode ter sido contaminada pela inundação, trazendo riscos à saúde.
  • Em caso de emergências, a orientação é buscar o Corpo de Bombeiros (telefone 193/190) ou a DEFESA Civil (199).

Duas pessoas morrem no Piauí após fortes chuvas - Foto: Divulgação/Prefeitura de Picos

Para mais informações, acesse meionews.com

Tópicos
Carregue mais
Veja Também