Foi presa na tarde desta quinta-feira (23), pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Hitiele Alves de Castro. Ela é acusada de chefiar um esquema criminoso no qual envolvia sua própria filha, uma adolescente de 16 anos, para aplicar golpes em lojistas no estado do Piauí.
COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA?
De acordo com as investigações, Hitiele realizava compras por telefone e apresentava um comprovante falso de agendamento de PIX, fazendo com que os lojistas acreditassem que o pagamento havia sido efetuado. Confiando no documento fraudulento, as vítimas liberavam as mercadorias.
Para efetivar as entregas, Hitiele contratava motoristas de aplicativos que desconheciam a natureza criminosa da operação. A mulher foi autuada por estelionato e corrupção de menores.
"Ela utilizava a própria filha para auxiliar nessas empreitadas criminosas, utilizava tanto o telefone da filha como a filha era responsável também por receber essas mercadorias e enviar alguns comprovantes. Identificamos, inclusive, diversos boletins de ocorrência", explicou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.