
A Fraternidade Servos de Maria muda vidas há 11 anos. O local presta assistência a mais de 550 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas regiões da Cerâmica Cil e também no município de Nazária, a 34 km de Teresina.
Com o caráter educacional, assistencial e de atuação comunitária, a ONG já acolheu 600 crianças e adolescentes com atividades para prevenção e combate à violência e drogas, aulas de música, judô, ballet e distribuição de refeições. Mas a boa ação não para por aí, e o local também faz visitas nas residências das crianças assistidas, levando informações sobre diferentes temas.
Para Marcos Régis, fundador, o que o levou a criar a Associação foi a inquietude de buscar fazer alguma coisa pelos outros.
Iniciamos o projeto Servos de Maria com esse objetivo, de transformar a vida de alguém. A gente nunca imagina que pode chegar numa condição como chegou agora, como estamos agora, onde nos transformamos no complexo social de atendimento a milhares de pessoas, mensalmente.
PROJETO JOVENS VISIONÁRIOS
O projeto Jovens Visionário vem para preparar e, acima de tudo, oferecer perspectiva de futuro aos jovens assistidos. Com cursos profissionalizantes, que chegam a ser oferecidos pelos menos quatro por ano, essa nova geração consegue ter um preparo para integrar no mercado de trabalho e estarem abertos às possibilidades profissionais. Márcia Gomes, presidente da Associação, explicou a necessidade de conhecer cada aluno e suas habilidades, para a melhor formação.
Aqui eles recebem cursos de panificação, bolos, doces, salgados, passam por cursos de informática também, porque a gente entende que é um curso importante para a inserção no mercado de trabalho. Nós vamos entendendo as habilidades de cada um, as aptidões e vamos inserindo eles nos cursos que a gente entende que é mais conveniente para cada um.
SALVANDO VIDAS
Para Lucimar da Cruz, assistida há um ano, a ONG veio em um momento de abalo. Precisando de ajuda, principalmente, ajuda psicológica, ela foi acolhida com atendimento de um profissional e com outros projetos que o lar vem oferecendo.
Eu decidi participar do projeto no momento em que eu estava necessitada de uma ajuda. E aí foi aqui na ONG que eu consegui ajuda com psicólogo. Fui conhecendo os projetos que vieram para a casa e hoje eu estou aqui participando desse projeto que é maravilhoso, que eu só tenho agradecer a Deus por essa oportunidade de todos nós aqui, que são os beneficiados, estamos gratos por isso, a casa nos acolhe e eu agradeço.
Maria Sofia tem 8 anos, e já entende o que significa solidariedade. Na ONG, trabalhos sobre valores são ofertados para que crianças e jovens também saibam ajudar o próximo e passem a frente toda essa empatia. Ao ser questionada sobre o que significa ter esse valor, a menina deu uma lição sobre o que aprendeu:
Empatia é a gente ajudar o próximo, é eu ver uma pessoa e ajudar ela, dar conselho e dar essa empatia. Cada aluno da minha sala fez um desenho pra comemorar a empatia. Eu fiz uma casa, uns matinhos e o sol e a nuvem.
"Gosto de vim pra cá por que gosto de aprender muitas coisas boas", completou.
Maria Sofia e Lucimar, assistidas da ONG. Foto: Tauany Oliveira.SOLIDARIEDADE
Além dos cursos ofertados, a associação também possui clínica médica, odontológica e psicossocial. Conta também com uma casa para atendimentos exclusivo à mulheres em situação de vulnerabilidade, e terá em breve a inauguração de um creche que vem sendo construída.
O trabalho, feito todo por voluntários, distribui 3.500 litros de sopa por sábado, que vão para 14 pontos de Teresina.
Nas redes sociais (@fesm.teresina), as ações são compartilhadas, no intuito de incentivar mais pessoas a fazerem o bem.