SEÇÕES

Francisco Galeno, artista plástico de renome internacional, morre aos 69 anos no PI

Natural da cidade de Parnaíba, ele é reconhecido no cenário artístico brasileiro por obras de cores vibrantes e formas geométricas variadas

Fernando Galeno expôs seus trabalhos em galerias do mundo inteiro | Foto: Ana Rayssa
Siga-nos no

O artista plástico Francisco Galeno faleceu nesta segunda-feira (02), em Parnaíba (PI). A causa ainda não foi divulgada. Galeno teve sua trajetória em Brasília e recebeu reconhecimento internacional. Nascido em uma família de artesão, em 1957, em Parnaíba, viveu por muitos anos em Brazlândia. O pai fabricava canoas e o avô, vaqueiro, selas e arreios de couro. A arte de Galeno permeia o construtivismo brasileiro, assim como Alfredo Volpi e Rubem Valentim.

Galeno foi encontrado sem vida ao lado da cama em seu ateliê. Segundo a família, ele estava com dengue, mas havia resistido a procurar atendimento médico. Apesar disso, não há informações de que a morte foi em decorrência da doença. A polícia foi acionada e vai abrir um inquérito para investigar. 

DEIXOU UM LEGADO

Nascido em Parnaíba, no Piauí, e radicado no Distrito Federal desde os anos 1960, Galeno foi um dos artistas mais representativos da capital. É dele o painel da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul, que substituiu os afrescos originais de Alfredo Volpi, apagados pela cúria metropolitana. 


Tópicos
Carregue mais
Veja Também