Na manhã desta terça-feira (14), um homem se passou por médico e tentou obter o registro profissional para atuar no Piauí. O suspeito foi preso em flagrante após o Conselho Regional de Medicina (CRM) constatar falhas na autenticidade e veracidade do diploma, segundo informou o doutor João Moura Fé, presidente do CRM, ao MeioNews.
O QUE ACONTECEU?
O suspeito, identificado como Philippe Carapeba Lundgaard, de 37 anos, se dirigiu até o órgão, em Teresina. “Os funcionários receberam os documentos conforme o Manual de Procedimentos do Conselho Federal de Medicina, suspeitaram da autenticidade e veracidade do Diploma e pediram informações à Faculdade UNINTA, em Sobral (CE). A resposta foi que o Sr. Phillipe, nunca estudou lá e que o Diploma é falso”, informou o CRM.
PRISÃO
Philippe, que é francês, foi preso pela Polícia Federal. É o segundo caso de prisão dentro do CRM de tentativa de exercício ilegal da profissão.
O homem foi conduzido por policiais federais até a Superintendência Regional da PF no Piauí, onde foi formalmente autuado pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso, previstos no Código Penal Brasileiro. Foram apreendidos o diploma falsificado, a resposta oficial do centro universitário confirmando a irregularidade e um aparelho celular, diz um trecho da nota da PF.