A Câmara Municipal de Teresina definiu, nesta terça (17), os nomes dos vereadores que farão parte da composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo. O objetivo da CPI é investigar os contratos emergenciais e a gestão da limpeza pública na capital piauiense. A comissão terá até 120 dias para apresentar relatório, que poderá recomendar medidas administrativas, judiciais ou legislativas
Composição
Para presidir a comissão foi escolhido o nome do vereador Fernando Lima. Deolindo Moura será o relator. Os titulares da CPI do lixo são os vereadores Draga Alana, Luís André e Delegado James Guerra. Os suplentes são os vereadores Venâncio Cardoso e Samantha Cavalca.
Finalidade
O objetivo da comissão é apurar possíveis irregularidades nos contratos emergenciais feitos para a coleta de lixo de Teresina. Serão avaliados denúncias de direcionamento, ausência de licitação e as repetidas prorrogações contrárias à legislação. Os vereadores vão apurar as razões que levaram os garis a paralisar as atividades.
Trabalhos
De acordo com o vereador Fernando Lima, os trabalhos da CPI iniciarão nas próximas semanas. “A cidade não pode mais conviver com contratos duvidosos e problemas na coleta de lixo. A CPI vai cumprir seu papel fiscalizador com responsabilidade e compromisso com a população”, afirmou.