Unir a arte, cultura e culinária no mesmo espaço e mostrar o que o Piauí tem de melhor em cores, beleza e sabor foi a proposta da 2ª edição da Feira Piauí Criativo, que ocorreu nos dias 21 e 22 de abril de 2023. O evento, que finalizou na noite deste sábado (22) no Centro de Convenções de Teresina, valoriza a cultura e a economia local, além de dar espaço aos artistas regionais.
Imagine entrar em um espaço com mais de 40 profissionais do setor de artesanato e cerca de 30 especialistas em gastronomia, além de um espaço multicultural que ficou repleto de itens de decoração, roupas, acessórios e peças dos mais diversos tipos. A Feira Piauí Criativo ofereceu aos visitantes uma variedade de produtos, pratos típicos, uma programação cultural, como shows e rodas de conversa, atraindo pessoas de todas as idades e interesses.
A primeira atração da noite, o cantor João Victor, popularmente conhecido como "Seu Bira", deu início ao 2° dia da Feira Piauí Criativo. Com músicas regionais, do povo Nordestino, "Seu Bira" animou o evento com o seu jeito de encantar.
"Primeiramente quero agradecer ao pessoal, pelo convite de estar hoje aqui no Piauí Criativo. Hoje, o povo assistiu uma apresentação extremamente regionalista, como foco nas raízes pau de serra, com os instrumentos, enfim, com o produto da nossa terra, do povo nordestino, com músicas Piauienses", disse "Seu Bira".
O evento contou com milhares de pessoas, que se surpreenderam ao encontrar uma programação diversificada Nordestina. Além do “Seu Bira”, o público teve a oportunidade de assistir palestras sobre "Ressignificando o Artesanato”, com Ronaldo Veras e Marta Paixão, Gastronomia, e muita música regional.
“Eu acho que é importante esse evento, dessa visão que a sociedade tem do artesanato, com a criação, muitas mulheres trabalhando com artesanato, então é muito importante para o Nordeste, para o Piauí e para nossa Teresina”, explica Marta Paixão.
Do outro lado, o arquiteto Ronaldo Veras, que também teve oportunidade, ressaltou que o Piauí deve ter a cara do artesanato piauiense, e que as pessoas precisam conhecer mais dessa cultura.
“É preciso que o artesanato se mostre mais, é importante, porque na verdade, a gente aproxima o público do artesanato, que às vezes fica muito distante, e a gente precisa cada vez colocar a frente né e deixar o nosso estado com a cara do nosso artesanato, Nós precisamos trabalhar o nosso e estamos aqui nesta feira incentivando o público”, ressalta Ronald Veras.
A 2ª edição da Feira Piauí Criativa deu a oportunidade para o público conhecer, participar e até regozijar da cultura e da arte teresinense e piauiense, foi o que disse o professor e diretor de teatro, Edinho do Monte, que esteve no local.
"É muito importante, fiquei surpreso. Porque eu já conhecia e frequentava a feira. É muito interessante, porque vem complementar a cultura. A gente vê que tem comunidade aqui, como a Mimbó, e não só ela, mas como outras comunidades daqui, e tudo isso agrega valor cultural para nossa cidade, a nossa cultura, do nosso sotaque nordestino, nossa identidade cultural. É importante que as pessoas venham, comam, bebam, e desfrutem desse espaço, desse momento cultural, de muita importância”, explica Edinho do Monte.
O Diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação, Wrias Moura, contou que o evento alavanca a agenda cultural de Teresina e do Piauí, além de garantir que a população volte a experimentar essas sensações.
"O Piauí Criativo está se adequando à agenda cultural diversificada. O Centro de Convenções está contribuindo para isso. Montando uma agenda diversificada, que só essa semana nós teremos terça e quarta, a Feira da Beleza, quinta tem o show gospel com a Cassiane, no fim de semana, um show de MPB com Fernando Mendes, todos os eventos próprios e realizados pelo Centro de Convenções de Teresina nessa parceria de gestão com a Kalor Produções. A gente está contribuindo com essa programação cultural diversificada no Piauí, garantindo assim que a população volte a experimentar essa sensação tão bacana, no que quer fazer na cidade", disse Wrias Moura.
COMIDAS TÍPICAS, PRATOS REGIONAIS
Durante o evento, a nossa reportagem encontrou algo novo e inusitado, um estande de vinho, o Mar Del Vinho, que chamou atenção pelo seu nome exotico.
"Nós estamos aqui hoje apresentando essa novidade, uma degustação do nosso vinho, da nossa loja. A ideia de trazer o Mar Del Vinho para cá, é um pouco fora da realidade. Nós produzimos a adega, e nada mais é interessante do que agregar os vinhos à Feira. É uma novidade", disse a proprietária do Mar Del Vinho.
“Está sendo uma experiência incrível, a gente está gostando de tudo aqui, perdeu quem não veio, a gente trouxe nossos doces, nossa comida, farofa com cuscuz, o ambiente está maravilhoso para crianças, ambiente climatizado, muito bom o Piauí Criativo”, disse o Atila Cavalcante, empresário, do Restaurante Borogodó Vila Food.
Empresários que estiveram na Feira, contam como foi importante o evento para a gastronomia teresinense, para apresentar ao público a cultura nordestina e piauiense. O desejo de todos, é poder participar e cooperar nas próximas edições.
“A experiência está sendo ótima, a gente está tendo muito apoio da TV Meio Norte, da Kalor Produções, e está sendo sucesso total, a gente está surpreso, é o primeiro ano do a gente e é sucesso total”, conta Evandro Albuquerque, da Cia da Picanha.
“Nos estamos muiotos satifdfetiso em pdoer participar da feira Piauí Criativo, no Grupo Meio Norte, da Kalor Produções, e espero que tenha maia vez e que possamos comparecer”, conta Germano Liarte, da loja Coisa Xique Artesanatos.
PRIMEIRO DIA DA FEIRA PIAUÍ CRIATIVO
O primeiro dia da Feira Piauí Criativo ofereceu uma programação cultural diversa, com um show musical de Benício Bem, seguido por uma roda de conversa com Raiangel e Geofre Saraiva, do Comidas e Lugares, e Joana, do Eu Sou Caju, conhecidos pelas suas publicações descontraídas sobre comida nas redes sociais.
Entre as opções gastronômicas presentes no evento, a Companhia da Picanha, comandada pelo empresário Lucas Rafael Soares, chamou muita atenção do público do Piauí Criativo, que pode saborear picanha na parrilla e deliciosos hambúrgueres artesanais. O empresário elogiou o evento e ressaltou a importância dele para os microempreendedores.
O evento foi patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina.