SEÇÕES

Estudo aponta que luz natural no ambiente de trabalho ajuda a controlar a glicemia; entenda

A luz natural pode parecer apenas uma questão de conforto visual no ambiente de trabalho, mas um novo estudo sugere que ela pode ter papel importante no controle da glicemia em pessoas com diabetes tipo 2

Sala com iluminação natural | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A luz natural pode parecer apenas uma questão de conforto visual no ambiente de trabalho, mas um novo estudo sugere que ela pode ter papel importante no controle da glicemia em pessoas com diabetes tipo 2 — a forma mais comum da doença, associada ao estilo de vida e à resistência à insulina. 

Segundo a pesquisa publicada na última quinta-feira (18) na revista Cell Metabolism, trabalhar em um escritório iluminado por luz natural ao longo do dia está ligado a mais tempo com níveis de açúcar no sangue dentro da faixa considerada normal e a um metabolismo que favorece a queima de gordura como fonte de energia.

DIFERENÇA DE AMBIENTES

Para chegar a esse resultado, cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, recrutaram 13 pessoas com diabetes tipo 2. Todos os participantes passaram duas semanas em ambientes controlados: 

  • Uma semana em um escritório com grande presença de luz natural, vinda de janelas amplas.
  • Outra semana em um ambiente com iluminação artificial, sem acesso à luz natural

Diabetes tipo 2

  • A diabetes tipo 2 é uma doença crônica marcada pela resistência à insulina e pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.
  • Mais comum em adultos, a condição está frequentemente relacionada à obesidade e ao envelhecimento.
  • Entre os principais sintomas estão sede excessiva, urina frequente, fadiga, visão embaçada, feridas de cicatrização lenta, fome constante e perda de peso sem causa aparente.
  • O tratamento envolve medicamentos para controlar a glicemia e, em alguns casos, aplicação de insulina.
  • Mudanças no estilo de vida, como perda de peso, alimentação equilibrada e prática regular de exercícios, são essenciais para o controle da doença.

Como foi feito o experimento?

Durante o período de pesquisa, os cientistas monitoraram continuamente os níveis de açúcar no sangue dos participantes durante o horário de trabalho. O principal objetivo foi comparar como o corpo dessas pessoas regulava a glicose — o açúcar que circula no sangue — sob os dois tipos de iluminação diferentes.

O estudo também analisou o metabolismo dos voluntários, ou seja, como o organismo usava diferentes fontes de energia ao longo do dia. Os resultados apontaram diferenças claras entre as duas condições de iluminação.

 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também