Após 30 dias de intensa imersão estudantil e cultural no MotionLab.Berlin, um dos maiores centros de inovação e tecnologia da Europa, os 21 intercambistas do Seduckathon 2025, que chegaram à Alemanha em 29 de agosto, retornaram ao Piauí nesse domingo (28). Na bagagem, trazem experiências e memórias que os acompanharão por toda a vida.
Nos aeroportos e nos locais que visitamos, as pessoas ficavam impressionadas ao saber que somos estudantes de escolas públicas e que estávamos tendo essa oportunidade, custeada pelo Estado, contou Mariana Mazur, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa e integrante da comitiva piauiense.
NOVIDADES E TURISMO
O grupo foi recebido pelo secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, na manhã desta segunda-feira (29), na sede da Secretaria. Na oportunidade, os alunos puderam dividir as novidades e experiências vividas em solo europeu.
Agora chega o momento em que vocês serão embaixadores e embaixadoras do Seduckathon. Levar essa experiência para os colegas de vocês e familiares. Nossa missão é abrir portas para que vocês tenham muito mais oportunidades, garantiu o secretário.
EM BUSCA DE MAIS CONHECIMENTO
Durante o intercâmbio na MotionLab.Berlin, os estudantes piauienses tiveram a oportunidade de aprofundar os estudos em áreas como Design Gráfico, Impressão 3D, Marcenaria, Corte a Laser, Robótica e metodologias modernas, como o Design Thinking. Além da MotionLab, os alunos piauienses puderam visitar outros centros educacionais, como a Escola 42 (42 Berlin), centro de programação gratuito e imersivo, que se baseia em um modelo educacional onde os alunos aprendem em conjunto, sem professores, focando na resolução de problemas e na prática.