O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PI) realiza, nesta quarta-feira (2) e quinta (3), a Etapa Regional do Desafio SENAI de Projetos Integradores, uma exposição de projetos criados e desenvolvidos por alunos de três escolas no Piauí.
COMO ACONTECE
Estudantes do Centro de Formação Profissional Cândido Athayde, do Centro de Tecnologia em Cerâmica Wildson Gonçalves (Teresina e Picos) e do Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia (Parnaíba) estão entre os participantes, apresentando soluções para desafios reais da indústria.
Segundo Sandra Ataíde, diretora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, a iniciativa aproxima os alunos das demandas concretas dessa área do mercado. “Temos uma plataforma de inovação onde as empresas colocam suas necessidades, e nossos alunos apresentam soluções para essas demandas”, explicou. A metodologia busca preparar os estudantes para enfrentar problemas práticos da indústria, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e o comportamento empreendedor.
AVALIAÇÃO EXTERNA
Além da exposição, os projetos passam por uma avaliação de uma banca externa, com o objetivo de identificar melhorias e preparar os alunos para a próxima etapa, chamada de Inova SENAI. Nessa fase, os projetos podem atrair investidores interessados em aplicar as soluções desenvolvidas. “Nós temos investidores que podem ter interesse em adquirir e aplicar esses projetos”, ressaltou Sandra Ataíde.