Um estudante, não identificado, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí, foi conduzido na terça-feira (1°), ao 12º Distrito Policial, que fica localizado próximo à instituição de ensino, sob suspeita de importunar sexualmente alunas dentro do campus.
O indivíduo havia sido identificado circulando pelo Centro de Ciências da Educação (CCE), onde, segundo informações, abordava mulheres e se apresentava como estudante de Educação Física e Engenharia.
ALEGARAM TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS
A família do suspeito entrou em contato com a Coordenação do curso de Educação Física e alegou que o jovem sofre de transtornos psicológicos, pedindo que alertasse para que os alunos da instituição não o agredissem.
NOTA DA INSTITUIÇÃO
O MeioNews entrou em contato com a Universidade Federal do Piauí, que se manifestou por meio de nota:
Na manhã desta quinta-feira, 03 de abril de 2025, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu, por meio da plataforma Fala.BR, o registro formal de uma denúncia de assédio. O Fala.BR é o canal oficial de manifestações disponibilizado e monitorado pela Controladoria-Geral da União (CGU), sendo o meio institucional adequado para a formalização de denúncias, reclamações, sugestões e elogios.
A partir do recebimento formal, a UFPI iniciará a análise do caso e realizará o devido encaminhamento aos órgãos e instâncias competentes, conforme os trâmites administrativos estabelecidos pela legislação vigente e pelas normativas internas da universidade.
A Ouvidoria da UFPI tomou conhecimento preliminar da situação na quarta-feira, 02 de abril de 2025, e, de imediato, acionou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), que promoveu o acolhimento da estudante com escuta sensível, orientação e apoio. Entre as orientações fornecidas, destacou-se a importância do registro via Fala.BR, para que as medidas institucionais adequadas possam ser adotadas formalmente.
A Universidade Federal do Piauí reitera seu compromisso com a integridade, a escuta responsável e a adoção de providências firmes e transparentes em casos de assédio ou qualquer outra forma de violação dos direitos da comunidade acadêmica. A instituição trabalha para assegurar um ambiente universitário ético, seguro e pautado pelo respeito a todas as pessoas.
NOTA DO CENTRO ACADÊMICO
O Centro Acadêmico de Comunicação Social – Janaína Silva (Cacos) já havia feito um alerta para os estudantes do Campus, especificando as características do agressor e reforçando relatos de vítimas.
Foi relatada a presença de um homem com comportamento inadequado nas proximidades do CCE. Algumas pessoas relataram que ele tem abordado mulheres, forçando intimidade e se apresenta como estudante de Educação Física e Engenharia. Ontem (26/03), ele foi visto na fila do RU, e hoje tentou convencer uma aluna a levá-lo até a PA.
O indivíduo é descrito como branco, alto, de cabelo loiro raspado, com um bigode. Algumas meninas relataram que hoje (27/03) ele veste camisa de time, carrega uma bolsa preta, e tem um sotaque que não parece ser de Teresina. Também há relatos de que ele esteve na biblioteca setorial tentando puxar assunto e convidando mulheres para nadar na piscina de Educação Física.