Os suspeitos de participação na morte do sargento da Polícia Militar Antônio Elenilton Araújo Galvão, assassinado na tarde de sábado (26) em Teresina, já tinham passagens pela polícia e estavam em liberdade. A investigação aponta que os envolvidos integram um grupo criminoso formado por membros de uma mesma família.
histórico dOS suspeitoS
Na manhã deste domingo (27), uma operação integrada da Polícia Civil e da Polícia Militar foi deflagrada na zona Norte da capital para cumprir mandados judiciais relacionados ao caso. A ação ocorreu no âmbito do Pacto Pela Ordem, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
QUEM É O SUSPEITO MORTO
O principal suspeito de ter atirado no policial é um adolescente de 16 anos, identificado João Emanuel Fernandes de Sousa, que foi morto após trocar tiros com a polícia. Ele é irmão de Edilson Alves de Sousa Filho, o “Menor Rei”, e de Mikaelle Fernandes da Silva, ambos já conhecidos das autoridades por crimes como tráfico de drogas, receptação e associação criminosa.
Suspeito morto tem família ligada ao crime | Foto: PM\PI
O adolescente e Edilson foram apreendidos anteriormente durante uma ação no bairro Três Andares, zona Sul de Teresina, quando estavam em posse de 63 invólucros e um tablete de crack. Edilson também foi flagrado com motocicletas roubadas. Mikaelle foi presa em flagrante em 2021 durante uma operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
O outro suspeito de ter matado o policial se chama Kauã Vieira, de 19 anos. Kauã chegou a ser preso em flagrante em fevereiro deste ano por porte ilegal de arma de fogo, mas obteve liberdade provisória no dia seguinte. Na manhã deste domingo foi preso novamente.