Envenenamentos, prisão de vereadora, morte de Niède Guidon e mais: acontecimentos que marcaram o ano no Piauí
- Assassinato de vereador e comandante da guarda
Envenenamentos, prisão de Tatiana Medeiros e mais: os acontecimentos que marcaram o ano no Piauí
- Assassinato de vereador e comandante da guarda
O vereador Thiciano Ribeiro (PL) e a comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Brito, foram mortos a tiros no dia 27 de agosto no Centro de Teresina. De acordo com a SSP-PI, o guarda municipal Francisco Fernando de Oliveira Castro, de 38 anos, foi apontado como autor do crime. A polícia informou que a motivação estaria relacionada à não aceitação do fim do relacionamento dele com Penélope.
Quem eram as vítimas
Thiciano Ribeiro da Cruz, de 41 anos, era primeiro suplente do Partido Liberal em Parnaíba e assumiu o mandato de vereador em maio. Advogado, ele já havia ocupado o cargo de secretário municipal de Transportes.
Penélope Miranda de Brito era comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba e havia atuado recentemente como secretária interina da pasta de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança. Ela deixa um filho de 5 anos.
Os dois mantinham um relacionamento e estavam em Teresina para um compromisso familiar.
Quem é o suspeito
Francisco Fernando de Oliveira Castro, de 38 anos, é guarda municipal e ex-marido de Penélope. Ele foi localizado e preso horas após o crime, no bairro Parque Piauí, Zona Sul de Teresina. Com o suspeito, a polícia apreendeu três armas de fogo, dinheiro e o veículo usado na ação.
Em entrevista à imprensa, o advogado de defesa afirmou que o crime não teria sido premeditado e que o suspeito estaria em estado emocional abalado no momento dos fatos. Segundo a SSP-PI, o suspeito confessou informalmente que cometeu o crime por não aceitar o término do relacionamento, encerrado há cerca de cinco meses.
Um taxista de 53 anos foi atingido por estilhaços do para-brisa após o carro ser alvejado por um disparo. Ele recebeu atendimento e não teve complicações.