A etapa final da modalidade de badminton dos Jogos Escolares Piauienses ocorreu nesta quarta-feira (28), no Complexo Esportivo de Badminton da UFPI, zona Leste de Teresina. Os atletas de 12 a 14 anos se classificam para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e os de 15 a 17 anos para os Jogos da Juventude.
Edeson Almeida, presidente da federação de badminton, explica que nessa etapa estadual, irão para a próxima fase 2 representantes masculino e 2 representantes feminino, de cada categoria: 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos para os jogos da etapa nacional. Onde os atletas farão parte de um ranking e poderão ser selecionados para os Jogos Pan-Americanos e o Mundial.
“É um momento rico que a gente consegue encontrar, nos confraternizarmos e fortalecer a modalidade. Através dos JEPI’s, eu tive a oportunidade de encontrar professores de Batalha de Piripiri e de outros municípios, além de Teresina, que estão fomentando, buscando fortalecer a modalidade. Então é da escola pública que brota tantos talentos, é da escola que a gente consegue encontrar. é um campeão olímpico. Um campeão olímpico construído no chão da escola. Essa medalha olímpica, ela é construída no dia a dia, através do professor que tenha a ousadia, que consegue, encontrar e enxergar o talento naquele aluno e começa a preparar”, destacou Edeson Almeida.
O 1° lugar da disputa e convocado para os Jogos Pan-Americanos, Klerton Zaidan, relata que os Jogos Escolares o auxiliam na preparação para o campeonato que irá acontecer em Lima, no Peru. “ Aqui tem vários atletas bons, que me ajudam dentro de quadra, na preparação para o Panan. Estou muito ansioso para competir e representar o Brasil”, afirma o atleta.
Além de Klerton, outros atletas foram cotados para jogos internacionais, como a Maria Júlia e Maria Clara, o que influenciou nos jogos da modalidade acontecerem em um único dia. “Eles foram convocados pela comissão técnica da seleção brasileira. Isso observando os critérios do ranking nacional, e também do desempenho desde o ano passado e esse ano também as competições que eles participaram. Eles tiveram pontuação para o ranking”, esclarece o presidente da federação de badminton.
O resultado de todas as disputas resultou na classificação de: categoria 15 a 17 anos- feminino: Maria Clara Lopes e Rayssa Ketllyn Neres; categoria 15 a 17 anos- masculino: Klerton Zaidan C Silva e Fhelipe Lennon Santos; categoria 12 a 14 anos- feminino:Yvina Silva Da Costa e Arielly Da Silva; categoria 12 a 14 anos- masculio: Klecivan Zaidan de Carvalho e Kaio Vinicius Pereira.
Além do Badminton, em vários centros esportivos de Teresina, ocorreram jogos de Futsal, Voleibol, Handebol, Basquete e Vôlei de Praia. A competição, que conta com a participação de estudantes de 12 a 17 anos de mais de 50 municípios piauienses, ocorre até o dia 2 de julho e engloba 18 modalidades esportivas para os segmentos convencionais e paradesporto (paralímpico).