Aconteceu nesta terça-feira (27) a solenidade de abertura da fase estadual dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) no Ginásio Verdão, localizado no Centro de Teresina. A competição, que conta com a participação de estudantes de 12 a 17 anos de mais de 50 municípios piauienses, ocorre até o dia 2 de julho e engloba 18 modalidades esportivas para os segmentos convencionais e paradesporto (paralímpico).
Os Jogos Escolares Piauienses acontecem em diversos espaços esportivos da capital e incluem alunos de escolas estaduais, municipais, privadas e federais. Os vencedores dessa fase estadual terão a oportunidade de representar o estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Jogos da Juventude (JUV) e Paralimpíadas Escolares Regionais.
Em entrevista para o Meionorte.com, a secretária estadual de Esportes, Josiene Campelo, informou que 2.500 alunos participam das competições classificatórias. Para ela, a edição do JEPIs dá ênfase no vínculo entre o esporte e a inclusão social. “É uma competição muito relevante para nosso estado e ela envolve tópicos que são fundamentais para a sociedade, a inclusão de pessoas com deficiência nas variadas modalidades esportivas, além da aproximação entre as escolas, com o intercâmbio de estudantes de escolas públicas e privadas. É um dia de celebrar essa conquista e mostrar a essas crianças e jovens que o esporte é essencial na vida de qualquer pessoa”, falou.
Durante a solenidade, o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, frisou que acompanhou as fases das gerências regionais dos alunos e que a ação em conjunto da Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes e do Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) representa uma importante ferramenta de investimento na educação e no apoio aos futuros atletas paralímpicos.
“A aliança entre as secretarias de esportes e inclusão da pessoa com deficiência mostra o valor educacional do esporte, que ensina habilidades como trabalho em equipe, liderança, disciplina, superação, tomada de decisão e raciocínio. Vamos continuar fortalecendo os eventos escolares e a promoção de atividades esportivas nas escolas, incluindo o esporte na matriz curricular do ensino em tempo integral”, contou.
Joaão Paulo Costa, 17 anos, é estudante do Colégio da Polícia Militar do Piauí (CPM) e está participando dos Jogos Escolares pela primeira vez como atleta de voleibol. Ele começou a praticar o esporte na escola e desenvolveu um grande interesse, percebendo os benefícios mentais e físicos proporcionados por ele. “Eu estou um pouco nervoso porque não esperava que era uma solenidade tão grande, mas estou muito feliz por participar do evento e ter a oportunidade de conhecer novos atletas”, contou.
A aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor José Amável, Clara Soares, de 17 anos, pratica futsal e já intensificou os treinos para representar sua instituição nos Jogos Escolares. Para ela, o sonho de ser considerada uma atleta profissional está cada vez mais próximo. “Eu sempre encarei o esporte como algo muito sério, não apenas como uma brincadeira na escola, mas como algo que pode me levar para onde eu quero. Ansiedade já está consumindo tudo, mas estou treinando direitinho”, comentou a estudante.
O evento conta com a participação de 28 atletas paralímpicos de 8 municípios piauienses, incluindo Teresina, que competem nas modalidades de atletismo e natação. O secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, falou que o esporte é um instrumento de reabilitação e elogiou a participação dos estudantes.
“É de suma importância a participação dos atletas paralímpicos nos Jogos Escolares Piauienses, isso mostra a inclusão de fato e de direito desses atletas, mostra que o estado do Piauí tem seguido focado, sobretudo na inclusão das pessoas com deficiência. Quero parabenizar o Governo do Estado, que trabalha a inclusão realmente de fato e de direito e parabenizo aqui a participação de todos esses atletas também”, falou.