Os agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) vão cair nos bloquinhos carnavalescos para lembrar que bebida alcoólica e condução de veículos não combinam. Em entrevista para o programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho, o diretor da Escola Piauiense de Trânsito, Daniel Carvalho, informou que o órgão vai promover uma série de ações educativas em pontos de entretenimento de Teresina.
Nos dias 4 e 11 de fevereiro, estabelecimentos como restaurantes, casas de shows e barzinhos das cidades de Teresina, Parnaíba, Amarante, Altos e Luís Correia receberão a Campanha Motorista da Rodada, como forma de conscientização sobre os riscos de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas. A iniciativa, evidencia Daniel Carvalho, busca estimular a educação no trânsito para prevenção de acidentes.
Os funcionários do Detran-PI vão realizar abordagens educativas, com a entrega de material de divulgação acerca dos perigos da combinação perigosa de álcool e direção. A cada grupo de pessoas que estiverem no ambiente festivo, o motorista da rodada será eleito pelos próprios componentes.
"Nos blocos de carnaval, estaremos distribuindo brindes e conscientizando as pessoas. É importante que haja alguém pronto para dirigir, sem consumo de bebidas alcoólicas, habilitado e dirigindo de forma regular, para garantir um Carnaval seguro. Todo o balanço da Polícia Rodoviária Federal após o Carnaval mostra motoristas alcoolizados e dirigindo motocicletas sem capacetes, precisamos combater isso", falou o diretor.