O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), vai lançar nesta segunda-feira (23), uma plataforma digital que vai agilizar a aplicação e a supervisão de provas teóricas para a intenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Conforme a diretora do órgão, Luana Barradas, o novo sistema vai substituir o vigente há mais de 15 anos e incorpora mecanismos de segurança de última geração, como validação facial e biometria, que garante mais transparência na aplicação do processo.
“Além disso, os candidatos à CNH terão um banco de questões revisado e atualizado de acordo com as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Isso significa que as questões estão alinhadas com as normas e regulamentos mais recentes, proporcionando a eles um ambiente de prova mais condizente com a realidade das vias”, informou a Diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas.
Ainda de acordo com o órgão, inicialmente, o novo sistema será implantado na sede, no edifício David Solano, na capital. Gradualmente, a expansão ocorrerá para os demais postos de Teresina e, em seguida, seguirá um cronograma de modernização nas demais Ciretrans do interior. A expectativa é que até janeiro de 2024 o novo sistema esteja operando em todas as Unidades de Atendimento do Piauí.
O PROCESSO DE MUDANÇA
A usabilidade e o layout do novo sistema são totalmente semelhantes aos do sistema anterior, garantindo uma transição suave, confortável e transparente para os usuários.
Ademais, o novo banco de questões é 100% compatível com o conteúdo ministrado nos centros de formação e instituições de ensino de cursos especializados, o que proporciona uma experiência de prova mais alinhada com o que os candidatos aprendem ao longo de seus estudos.
“Essa inovação do Detran Piauí marca um passo significativo em direção à modernização e à eficiência na aplicação das provas teóricas, promovendo um processo mais seguro, transparente e adequado às demandas atuais. Com essas melhorias, o órgão demonstra seu compromisso em oferecer o melhor serviço possível aos candidatos, tornando o caminho para a habilitação mais acessível e confiável”, falou Luana Barradas.