Quase cinco dias após a fuga da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, Sul do Piauí, apenas 4 dos 17 detentos foram recapturados. Ainda não há respostas de como se originou a fuga. No entanto, há uma suspeita de que um detento tenha entrado no local com uma serra escondida em uma sandália. A hipótese foi confirmada pela Secretaria de Justiça (Sejus) ao MeioNorte.
Na última segunda-feira (19), dezessete presos escaparam da Penitenciária, que fica localizada às margens da BR 135. A fuga em massa ocorreu após os detentos conseguirem burlar a segurança, arrombar cadeados e furar uma parede do local. Horas depois, dois indivíduos foram recapturados, e no dia seguinte, a Sejus informou a captura de mais dois.
Posteriormente, o Governador do Piauí Rafael Fonteles exonerou Denyse Costa e Silva do cargo de diretora da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez. Além dela, o gerente adjunto Denis Ferreira de Sousa também foi exonerado. A fuga levantou questionamentos sobre a segurança do local, e as possíveis negligências estão sendo apuradas.
À reportagem do MeioNorte, a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça informou que “existe essa suspeita”, de que um detento tenha entrado no local com uma serra escondida em uma sandália, e que “tudo isso será investigado”.
DETENTOS QUE SEGUEM FORAGIDOS
- Augusto Ivan Ferreira Abade;
- Celio Moreira da Silva;
- Valter Pereira de Santana Junior;
- Sabino Rodrigues de Souza Neto;
- Ruan Pinheiro da Guia;
- Mikael Marques da Silva;
- Matheus Alves Barreto;
- João Marcos Pereira;
- Jacson de Sousa Laranjeira;
- Willian Gama de Souza;
- Givanilton Alves Rodrigues;
- Edgar Pereira dos Reis;
- Raendew da Silva Rodrigues Soares.