A Polícia Civil do Piauí manifestou solidariedade acerca do assassinato dos quatro policiais civis, ocorrido durante uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro. “Perderam suas vidas em defesa da sociedade”, diz a nota da PC-PI.
O delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repreensão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), assim como o delegado Matheus Zanatta, da Superintendente de Operações Integradas, questionaram o uso de drones pelos criminosos durante os ataques aos policiais.
QUEM SÃO OS POLICIAIS MORTOS?
- Rodrigo Velloso Cabral
- Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho
- Heber Carvalho de Fonseca
- Cleiton Serafim Gonçalves
Na terça-feira à tarde, o tráfico promoveu represálias em várias áreas da cidade, gerando horas de tensão. Barricadas feitas com veículos e entulho bloquearam a Linha Amarela, a Grajaú-Jacarepaguá e a Rua Dias da Cruz, no Méier, entre outros pontos. A operação visava conter o avanço do Comando Vermelho e cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 de prisão.
É impossível combater o crime quando o criminoso é encorajado todos os dias por uma legislação fraca, pela certeza da impunidade [...] isso não é normal. Drones lançando explosivos sobre policiais e a população. Armamento de guerra, fuzis na mão de criminosos. Mais de 50 ônibus sequestrados, incendiados e usados como barricadas. Isso não é normal. Quase 300 mil pessoas reféns do crime organizado. Escolas fechadas, trabalhos parados, comércio interrompido. Isso não é normal, questionou o delegado Charles Pessoa.
Veja o relato completo!
Segundo o governo do estado, essa ação vinha sendo planejada desde o início do ano [...] essa operação reacende uma discussão antiga. Até onde vai o papel da polícia e qual é o limite da resposta do Estado diante do crime organizado? Os bandidos vêm adotando táticas cada vez mais modernas para o crime e isso muda completamente a realidade da segurança pública no Brasil, disse o delegado Matheus Zanatta.
Veja o relato completo!
BALANÇO DA OPERAÇÃO
- 121 mortos, sendo 4 policiais
- 117 suspeitos presos
- 118 armas, sendo 91 fuzis
NOTA DA PC-PI
A Polícia Civil do Piauí manifesta profundo pesar e se solidariza com todos os familiares e amigos dos policiais Rodrigo Velloso Cabral, Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, Heber Carvalho de Fonseca e Cleiton Serafim Gonçalves, que perderam suas vidas em defesa da sociedade durante operação policial deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.