Quase quatro anos após o desaparecimento do pequeno Wesley Carvalho Ferreira, de 1 ano e 9 meses, o paradeiro da criança continua desconhecido. A Polícia Civil concluiu que o bebê foi assassinado em um ritual satânico, envolvendo 11 pessoas — entre elas, os próprios pais. A defesa dos acusados, porém, contesta a versão e alega falta de materialidade do crime, além de apontar que outras linhas de investigação foram ignoradas — entre elas, a possibilidade de uma adoção à brasileira.
O QUE ACONTECEU?
- Em 21 de dezembro de 2021, os pais de Wesley alegaram que ele foi sequestrado na Praça da Bandeira, zona Norte de Teresina. Esta versão foi descartada pela polícia;
- 43 dias depois, os pais decidiram se manifestar acerca do sequestro;
- Em 2022, os pais e os avós paternos foram presos, acusados de sacrificar o bebê em um ritual na zona Rural de Altos, influenciados por um “profeta” de apenas 12 anos;
- Em março de 2022, outras 7 pessoas foram detidas. A polícia concluiu que Wesley passou semanas sem comer e foi oferecido no ritual, morto carbonizado;
- Atualmente, as 11 pessoas (pais, avós, tios e sobrinhos) estão soltos e o paredeiros do bebê nunca foi descoberto.
ADOÇÃO À BRASILEIRA
Em entrevista ao Morbidus Podcast, da Rede Meio, o advogado de defesa dos acusados, doutor Smailly Carvalho, afirmou que a polícia seguiu apenas uma linha de investigação. Além disso, não foram encontradas evidências que comprovem o suposto ritual.
Não existem indícios mínimos sequer [...] porque o que se tem são falas da mãe, mas a mãe também trouxe outras versões que não foram investigadas. O próprio sequestro não foi investigado, nós nos manifestamos dentro do inquérito solicitando outras linhas de investigação, que não foram realizadas, inclusive uma adoção à brasileira [...], ou seja, a mãe trouxe várias versões, pegou-se apenas a versão que se fala de um ritual, disse.
Assista à entrevista completa!
POR QUE A FAMÍLIA FOI PRESA?
A defesa afirmou não saber entender o motivo que levou à prisão dos avós, tio e do sobrinho (o profeta). No depoimento, alegaram que “foram dormir e quando a acordaram, a criança não estava mais lá”. Smailly acrescentou que esta mesma versão foi confirmada pelos pais do bebê, mas não foi levada em consideração.
ONDE ESTÃO OS ACUSADOS?
Em maio, a mãe e mais 6 foram indiciados por homicídio e ocultação de cadáver. Em 2022, todos foram soltos. A mãe foi absolvida. Não há informações sobre o paradeiro do bebê Wesley Carvalho Ferreira. Nossa reportagem tentou contato com a Polícia Civil, mas não obteve retorno.
Assista à entrevista completa!
O QUE É ADOÇÃO À BRASILEIRA?
Ato de registrar uma criança como filho biológico de alguém que não é o pai ou mãe biológico, sem seguir o processo legal de adoção - adoção clandestina.
SAIBA MAIS SOBRE O CASO:
Onde estão pais e processo judicial da criança supostamente morta em ritual
Justiça coloca em liberdade os pais da criança
Justiça coloca em liberdade avós maternos
Justiça coloca em liberdade duas tias da criança
Bebê morto em ritual pode ter sido queimado ainda vivo, diz conselheira