
Nesta quinta-feira (3), a Defensoria Pública do Estado do Piauí(DPE/PI) deu posse administrativa ao seu mais novo integrante, o defensor público Cláudio Jorge Alves Inácio Júnior.
Cláudio Jorge Alves chega para reforçar a missão da Defensoria Pública de promover o acesso à Justiça e defender os direitos dos cidadãos piauienses. Com a posse do novo defensor público a Instituição passa a contar com 124 membros.A cerimônia de posse administrativa aconteceu no Gabinete da Defensoria Pública Geral, em Teresina, com a presença dos familiares do empossado.
O momento foi conduzido pela defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e pela subdefensora pública geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, e contou com a participação de defensoras e defensores públicos, além de servidores da Instituição.
Perfil do novo defensor
Paraibano, natural de Patos, Cláudio Inácio, residiu na capital João Pessoa, onde foi estagiário de pós-graduação na Defensoria Pública da União e no Ministério Público Federal. Em seguida foi nomeado analista judiciário do Tribunal de Justiça do Pará, tendo exercido a função por dois anos na cidade de Castanhal.
O novo defensor público afirma que durante o tempo de faculdade foi descobrindo carreiras, mas quando ingressou na Defensoria Pública da União percebeu que esse seria seu caminho.
É uma honra ser parte da Defensoria Pública. É um sonho pessoal. Entendo que é uma Instituição essencial para a Justiça, para o acesso ao direito das pessoas vulnerabilizadas. Então, estou muito feliz de fazer parte desta Instituição e desse trabalho tão importante
fortalecimento da Defensoria
A defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior, deu boas-vindas ao novo membro e destacou a relevância da posse para o fortalecimento da Defensoria.
É uma alegria lhe receber, Cláudio Inácio. Você está chegando uma gestão que continua e temos feito o possível para receber os nossos colegas e as nossas colegas com muito acolhimento, assim como, dentro das nossas possibilidades, temos trabalhado para que vocês se sintam realizados na Defensoria do Piauí. Tenho certeza que aqui você encontrará todo o apoio para exercer suas funções. Temos uma Defensoria e um Estado inteiro para lhe receberem de braços abertos e, certamente, você irá contribuir significativamente para a expansão dos serviços que prestamos às pessoas por nós assistidas
O novo defensor público será lotado provisoriamente na Comarca de Canto do Buriti, antes do que participará do Curso de Formação Inicial à Carreira da Defensoria Pública, promovido pela Escola Superior da Defensoria (Esdepi).