Crianças internadas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foram proporcionadas por uma sessão de cinema na brinquedoteca da unidade. Os momentos de alegria e distração promovem terapias pelo ato de brincar, um processo fundamental ao desenvolvimento infantil e funciona como minimizador dos efeitos adversos da hospitalização, segundo Nadjira Riedel, terapeuta ocupacional do HUT.
COMO ACONTECEU?
Foi montada toda uma logística para as crianças poderem participar da atividade lúdica. Elas foram levadas das enfermarias, com seus acompanhantes, para a sala de recreação após avaliação e autorização médica, é o que explica Carla Parente, gerente de enfermagem.
A internação pode ser um momento difícil para as crianças, gerando medo, ansiedade e tédio. O cineminha é uma estratégia lúdica que ajuda a reduzir o estresse, promovendo bem-estar emocional e socialização entre os pequenos pacientes.
TERAPIA OCUPACIONAL
A Terapia Ocupacional pode ser realizada no leito ou em espaço específico (brinquedoteca ou espaço lúdico-socializante) e ocorrer de forma livre ou direcionada. As ações realizadas proporcionam momentos de alegria, conforto e distração para crianças internadas, contribuindo para a humanização do ambiente hospitalar. Também é um forte aliado no processo de saúde de maneira mais leve e acolhedora, segundo a diretora de enfermagem do HUT, Suelen Silva.