SEÇÕES

Corpo de égua é arrastado por caminhão e caso gera revolta entre moradores no Piauí; veja o vídeo!

A Secretaria Municipal de Agricultura de Miguel Alves se manifestou sobre o caso e afirmou providências serão tomadas em reação aos servidores envolvidos

Égua foi arrastada por caminhão-pipa | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Circulou nas redes sociais, nesta terça-feira (06), o vídeo de uma égua sendo arrastada por um caminhão-pipa no município de Miguel Alves. O momento, registrado por populares, mostra a revolta de quem acompanhava a situação de perto e acreditava que o animal ainda estava vivo.

No entanto, segundo informações preliminares do laudo veterinário, o animal estava preso em um curral do município e acabou morrendo em decorrência de um parto malsucedido. A Prefeitura, então, teria cedido o veículo para remover o corpo da égua.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Secretaria Municipal de Agricultura de Miguel Alves comunicou, por meio de nota, que irá tomar todas as medidas administrativas necessárias em relação aos servidores envolvidos no manejo da égua. O órgão lamentou o episódio, destacando que houve descumprimento das normas de bem-estar animal, e reforçou o compromisso com a transparência e a aplicação rigorosa das regras vigentes.

Leia a nota completa:

A Secretaria Municipal de Agricultura vem a público manifestar veemente repúdio à conduta inadequada adotada por servidores da correição no manejo do corpo de uma égua, que veio a óbito no dia 04 de janeiro de 2026 de forma natural, ressalta se que não foi autorizada pelo Secretário Municipal Agricultura e que contraria frontalmente os seus princípios a respeito à vida animal e do dever funcional que regem a atuação. 

A referida conduta não reflete, não representa e não foi determinada por esta Secretaria, tampouco integra os procedimentos oficialmente adotados pela Administração Municipal para manejo, guarda destinação de animais, sendo realizada à revelia da autoridade competente. 

Diante da gravidade do ocorrido, a Secretaria Municipal de Agricultura informa que adotará todas providências administrativas cabíveis em face dos servidores envolvidos, nos termos da legislação vigente, com a instauração dos procedimentos administrativos pertinentes. 

A Administração Pública reafirma que não compactua com práticas impróprias, irregulares desrespeitosas, especialmente aquelas que possam violar normas de bem-estar animal. Por fim, esta Secretaria reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade administrativa e o rigor no cumprimento das normas, bem como com o aperfeiçoamento dos protocolos internos, a fim de evitar a repetição de fatos semelhantes.  

Tópicos
Carregue mais
Veja Também