Condenado por morte de ex-prefeito de Altos é preso no Ceará após 3 anos foragido

O condenado estava foragido desde novembro de 2021, quando a decisão judicial transitou em julgado

Cesar Leal foi morto em abril de 1996. Na época ele era prefeito de Altos | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Raimundo Nonato Alves da Silva, de 60 anos, foi preso na cidade de Crateús, no Ceará, no último sábado (14). Ele foi condenado em 2019 pelo assassinato do ex-prefeito de Altos César Augusto Leal Pinheiro, no Piauí.

A captura foi realizada após policiais militares do Piauí localizarem Raimundo e acionarem as forças policiais do Ceará, que efetuaram a prisão no endereço indicado.

O condenado estava foragido desde novembro de 2021, quando a decisão judicial transitou em julgado — ou seja, tornou-se definitiva, sem possibilidade de recursos. Na ocasião, a Justiça determinou a sua prisão.

Natural de Crateús, Raimundo trabalhava na cidade como segurança particular. Ele deve agora iniciar o cumprimento da pena de 18 anos e 9 meses de prisão.

Crime foi planejado

O assassinato ocorreu em 1996, período em que César Leal exercia o mandato de prefeito. Ele era pai de Patrícia Leal, ex-prefeita do município de Altos. O crime aconteceu na residência da vítima, onde César foi morto com cinco tiros na cabeça, na frente de seus familiares.

De acordo com o Ministério Público, Raimundo Nonato teria sido contratado para executar o crime por R$ 50 mil. As investigações foram conduzidas pelo 14° Distrito Policial.

Em 2016, Antônio Orlando da Silva, vice-prefeito na chapa de César Leal, foi a julgamento no Tribunal do Júri sob a acusação de ser o mandante do crime. No entanto, apesar de os jurados reconhecerem a autoria, ele foi absolvido durante o julgamento.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES