O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Fundação Para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí, executam o Projeto CRESCER, com cursos voltados para a redução da pobreza na zona rural de Teresina. O primeiro curso teve como objetivo aprimorar técnicas do aproveitamento integral do caju, capacitando os agricultores em técnicas que possibilitem o aproveitamento integral da fruta.
PRIMEIRAS AULAS
As aulas iniciaram na comunidade Serra do Gavião, zona rural, que reuniu quase 20 agricultores da região para aprenderem práticas de processamento, armazenamento e comercialização.
Eles tiveram aulas de conceitos básicos da CajuCultura, além de aprenderem como funciona todo o processo de fabricação de doces, compotas e outros pratos, a fabricação de cajuína, a higiene e segurança no trabalho e como os custos de produção e Embalagem. O curso acontecia de segunda-feira a sábado durante todo o mês de dezembro de 2024.
Ao final do curso, os agricultores apresentaram os trabalhos de conclusão. Um deles, foi a tradicional paçoca de carne, e a Maria Isabel, substituídas pela fibra de caju, assim como o frango do creme de galinha que também foi substituído. Após a capacitação, é esperado que as técnicas gerem emprego e renda em comunidade rural.
NOVOS CURSOS
Os cursos acontecerão em outras comunidades rurais como: na Escola Família Agrícola do Soinho, Centro de Treinamento da Fundes – Villa Sucot, além das associações das comunidades locais.
Além do aproveitamento integral do caju, outros cursos, como hortas rurais e quintais produtivos e gestão Empreendedora, já foram feitos. O projeto vai oferecer outras vagas durante o mês de janeiro e fevereiro para comunidade rural, como os cursos de manutenção de bombas de poço; manutenção de roçadeiras e manutenção de motocicletas; técnicas de enxertia; artesanato em pallets; criação de galinha semiconfinada (caipirão).
INSCRIÇÕES
As inscrições para os novos cursos já estão abertas e os interessados podem obter mais informações e realizar a matrícula através do WhatsApp: 86 9563-6447.