SEÇÕES

Com oferta de água tratada ampliada, esgotamento sanitário chega a 59% das casas de Teresina

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, desde o início do processo de concessão do sistema de água, as internações por diarreias e casos de dengue tiveram redução

Aumento de água tratada diminui internações por doenças como diarreia e dengue | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Os investimentos da empresa Águas de Teresina na ampliação da rede de abastecimento de água transformaram a vida do povoado Torrões, na zona rural de Teresina. Com a ampliação da oferta de água tratada, o esgotamento sanitário chega a 59% das residências na capital. 

José Santos mora na região há mais de 31 anos e somente há pouco tempo teve acesso à água tratada em casa. 

Depois que chegou água para nós, melhorou muitas coisas. Antes era cacimbão, a água não era tratada, e depois a água chegou limpa e isso foi muito bom.

ÁGUA TRATADA TRÁS QUALIDADE DE VIDA 

A água é essencial para a sobrevivência humana, mas na ausência de certos cuidados pode se tornar um veículo para a transmissão de várias doenças. 

Dados da Fundação Municipal de Saúde, mostram que desde o início do processo de concessão do sistema de abastecimento de água em Teresina, até 2021, as internações por diarreias caíram para 131 casos, hospitalizações tiveram uma redução de 20% e os casos de dengue caíram para 66% 

Luciano Mourão, médico infectologista, falou da preocupação com a água não tratada.

Uma população que vive num local onde não existe um tratamento da água e essa água fica exposta a céu aberto, vai estar vulnerável a acumular detritos, as pessoas jogam restos alimentares e termina-se tornando um lixão. Então é um ambiente propício para disseminação de doenças.

PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA

Na Estação de Tratamento da Água (Eta Sul), é onde a água passa por um rigoroso processo de qualidade até chegar na casa das famílias, em vários tanques e diferentes processos. Segundo a diretora executiva da empresa, Gabriela Coutinho, o tratamento passa por 4 etapas:

Essa água passa por um rigoroso processo de tratamento e de controle de qualidade, iniciando pela captação de água bruta no Rio Parnaíba e pelo processo de coagulação. Depois a gente vai para o processo de floculação, que é onde essas micropartículas ganham peso para o próximo processo, que é a decantação. Então, iniciamos o processo de desinfecção, onde é feita a dosagem do cloro para matar qualquer microorganismo que não tenha saído durante o processo anterior de tratamento.

A diretora enfatiza também que, após todo esse processo, a água que chega na torneira do cidadão de Teresina é potável, e pode ser consumida sem nenhuma preocupação.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também