SEÇÕES

Denis Constantino

Coluna do jornalista Denis Constantino com as notícias mais quentes do mundo policial

Lista de Colunas

Exclusivo Mentor de sequestro segue foragido e polícia investiga envolvimento de mais suspeitos

Em confronto com a polícia nesta sexta (27), dois criminosos morreram e outros dois seguem foragidos, entre eles, Italo da Silva Araújo

Ítalo da Silva Araújo na primeira e segunda prisão | Reprodução

POR ANA ILZA MEDEIROS 

A polícia segue em busca de Ítalo da Silva Araújo, o suposto mentor do sequestro do garoto Jorge Gabriel, de apenas 14 anos, na cidade de Monsenhor Gil. Ítalo estava em companhia de mais dois suspeitos foragidos, quando ocorreu uma troca de tiros com a policia dentro de uma mata na noite desta sexta-feira (27). Identificados apenas como 'Mateus' e 'Bahia', os criminosos foram alvejados e não resistiram.

Segundo apurado pela coluna, Mateus e Bahia tinham participação direta no crime. Um, estava presente no momento em que a vítima foi levada, e o outro, fazia uma espécie de vigia do cativeiro. Ainda segundo informações, no momento do confronto, Ítalo logrou fugir, tornando as operações das forças policiais do Piauí se intensificarem.

QUEM ERA O MENTOR DO CRIME

Em 2024, Italo foi preso pelo Departamento de Repreensão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), condenado por homicídio e envolvido no “golpe da facção”, que telefonava às vítimas e ameaçava na tentativa de conseguir dinheiro. O suspeito é natural da cidade de Monsenhor Gil, e comete crimes desde os 16 anos. 

Ítalo, criminoso da zona Sul de Teresina [...] ele inicia numa trilha que vai para cima, enquanto não enfrenta uma condenação. Ano passado, ele começou a fazer aquele golpe da facção, o DRACO investigou ele, prendeu e fechou o inquérito. Passou o prazo de recursos e ele foi solto com tornozeleira. Ele rompeu a tornozeleira porque ele é um criminoso violento, disse o delegado Anchieta Nery, Diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

O delegado relatou ainda que nos últimos dias, Ítalo tentou extorquir vários comerciantes nas cidades de Demerval Lobão e Monsenhor Gil. No ano de 2023, o suspeito foi beneficiado com o uso de tornozeleira eletrônica e rompeu assim que saiu do sistema prisional. 

MORTOS EM CONFRONTO

Informações preliminares relatam que Mateus, um dos criminosos mortos no confronto, morava a apenas duas quadras da casa do garoto Jorge Gabriel e que havia proximidade entre sua família com a da vítima. Com essa relação, o suspeito conseguiu fazer o monitoramento do trajeto da família e as atividades que o menino exercia ao longo do dia.

A família do adolescente acredita que estava sendo monitorada por pelo menos seis meses pelos sequestradores. 

Durante o sequestro, foi exigido a família do adolescente o valor de R$ 250 mil reais. O pai de Jorge Gabriel chegou a repassar 7 mil do valor, na tentativa de recuperar o filho.

8 PESSOAS ENVOLVIDAS

Até o momento, 8 estão pessoas possuem envolvimento no crime. Cinco foram presas, sendo três mulheres e dois homens. Dois suspeitos que acabaram trocando tiros com a polícia morreram e Ítalo, que segue foragido. 

A polícia segue investigando o envolvimento de familiares dos suspeitos e procurando os demais foragidos. A companheira de Ítalo, Maria Amanda Ferreira, também é investigada.  

Leia Mais
*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também