A cidade de Parnaíba amanheceu em luto nesta quinta-feira (28) diante da morte trágica do vereador Thiciano Ribeiro e da ex-chefe da Guarda Civil Municipal, Penélope Brito. Os corpos chegaram à cidade durante a madrugada. O do parlamentar às 1h05 e o da Guarda Municipal às 1h20. Ambos estão sendo velados em funerárias distintas.
O corpo de Penélope será sepultado às 16h, no Cemitério Santana, enquanto o de Thiciano terá sepultamento marcado para às 17h, no Cemitério da Igualdade. Desde as primeiras horas, familiares, amigos e autoridades políticas comparecem para prestar as últimas homenagens.
Penélope e Thiciano foram mortos a tiros na calçada do Hospital Prontomed, no Centro de Teresina no momento em que realizavam exames. O suspeito do crime, Francisco Fernando de Oliveira Castro foi preso no bairro Parque Piauí, na zona Sul da capital logo após o crime. Ele é ex-marido de Penélope e não aceitava o fim da relação. Com ele, foram apreendidas mais duas armas, dinheiro e o veículo usado no crime.
Entre os presentes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Jackson, destacou o impacto da perda para a cidade.
“Parnaíba está consternada. É um fato trágico, covarde, que não deu nem condições de reação. Ninguém esperava. Thiciano estava há menos de quatro meses na Câmara, mas já mostrava muita vontade de trabalhar pela cidade. Todos estamos de coração enlutado”, disse.
O vereador Davi Soares, amigo pessoal das vítimas, também lamentou profundamente a morte precoce dos dois jovens.
“O primeiro sentimento é de não acreditar. A gente fica com esperança de que fosse mentira, mas, à medida que as informações chegam, a ficha cai. Passamos grande parte do tempo em silêncio na Câmara. Penélope era uma mulher extraordinária, uma profissional admirável. Dois jovens tiveram a vida ceifada dessa forma. Que Deus conforte os corações das famílias, dos amigos e de toda Parnaíba”, declarou.
O clima é de comoção em toda a cidade, que ainda tenta compreender a brutalidade do crime. Thiciano era visto como uma promessa política local e Penélope era reconhecida pela competência profissional e carisma.